quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Outliers (Fora de Série) - Malcolm Gladwell

Autor: Malcolm Gladwell      
Ano: 2008
páginas: 283
editora: Sextante



“Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não”


Essa frase ai em cima foi o que chamou a minha atenção quando meu marido me mostrou o livro. Sim, esse livro é mais uma indicação top do meu adorável marido. Afinal de contas, por que algumas pessoas têm um sucesso extraordinário e outras pessoas com a mesma capacidade e até mesmo com um grau de instrução maior não?
Analisando história de grandes nomes como Bill Gates, The Beatles, Mozart entre outros, Malcolm Gladwell percebe que ninguém chega ao topo sozinho. Todas as pessoas bem sucedidas obtiveram êxito porque aproveitaram as oportunidades que tiveram aprendendo, trabalhando, um tipo de herança cultural favorável e por que não, um pouco de sorte!
Para Gladwell o sucesso é uma combinação de talento, preparação, paixão e sorte.  Uma prova de tal combinação podemos encontrar na história de Bill Gates: “Um jovem prodígio da matemática descobre a programação de computadores. Sai da Universidade de Harvard. Com amigos, cria uma pequena empresa de informática chamada Microsoft. Graças a uma pura combinação de talento, ambição e coragem, ele a transforma num gigante do mundo do software.”(página 53). Uma história interessante! Mas, nada é tão simples como o descrito. Gates era filho de pais que possuíam uma situação financeira confortável, seu pai era um próspero advogado e sua mãe tinha como pai um rico banqueiro. Desde sempre Gates demonstrava ser uma criança nada comum. Entediava-se facilmente com as aulas da escola, resultando em uma transferência escolar  no início da sétima série. A nova escola era frequentada pela elite da cidade, com isso a escola possuía uma estrutura impressionante. Algum tempo depois da chegada de Gates ali, foi criado um clube de informática. Imagine: um terminal de computador instalado em uma salinha de uma escola em 1968. O tipo de computador instalado fi ainda mais surpreendente, o equipamento era chamado ASR-33 Teletype, um dos mais modernos da época. A partir desse momento, Gates vivia na sala do computador. Ele e outros colegas começaram a aprender a usar sozinhos o novo mecanismo. Infelizmente, as horas para usar o computador custavam caro e a escola ficou sem dinheiro para financiar o aprendizado dos garotos, mas para a sorte de Gates a Universidade de Washington criou uma firma que alugava horas de computador para as empresas locais. O clube de informática da Lakeside (escola de Gates) foi convidada para participar do programa onde seriam testados programas de software da Universidade em troca de tempo de programação grátis. Quando a firma foi a falência, Gates conseguiu utilizar o centro de computação de outros lugares. Gates trabalhava  á noite, nos fins de semana... Sempre que existisse oportunidade, e isso tudo antes de completar 18 anos.
Todas essas oportunidades deram a Gates a chance extra de praticar, o que muitos de seus colegas não tiveram. Quando Gates deixou Harvard para abrir sua empresa, ela já vinha programando por sete anos, sem folga, por quase todos os dias. Gates ultrapassou – e muito- as 10000 horas de prática que, segundo Gladwell, são necessárias para atingir o sucesso. Gladwell baseou sua afirmação em pesquisas que indicam que são necessárias 10.000 horas de prática para se “atingir o grau de destreza pertinente a um expert de nível internacional- em qualquer atividade” (página 43).
Gates teve tudo o que precisava: talento. Era necessário que existisse alguma familiaridade com a matemática; Preparação. Foram sete anos de prática quase diária, o que ultrapassou fácil as 10.000 horas necessárias; Paixão. “Era a minha obsessão” diz Gates sobre os primeiros anos programando; e sorte. A oportunidade que Gates teve em sua escola não foi compartilhada com outros garotos com a mesma idade de Gates que possuíram o mesmo grau intelectual, e quem sabe, até mesmo um grau superior.
Gates aproveitou as oportunidades, praticou com paixão e se tornou a trigésima sétima pessoa mais rica na história da humanidade de uma lista compilada recentemente pela revista Forbes onde 75 pessoas têm seu patrimônio líquido calculado em dólares atuais.
Gates foi apenas um de muitos exemplos usados pelo autor para nos mostrar que o sucesso é uma junção de diversos fatores e pode ser alcançado, basta que saibamos o que queremos, aproveitemos as oportunidades  e trabalhemos duro (com excelência e dedicação).


Foi em dúvida uma leitura impactante que me impulsionou a querer ser uma pessoa “Fora de Série”. 





         Thamires Vasoncelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

18 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Não é o tipo de leitura que eu aprecio, não gosto muito de auto ajuda mas parece ter uma boa premissa. Anotei a dica e vou repassar. Quem sabe um dia eu mude de ideia e resolva ler? Sei que é importante sabermos porque alguns tem sucesso e outros não, mas eu não consigo me prender a um livro assim. Queria muito, mas não consigo, então talvez no futuro eu leia.
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Então... o livro não é auto ajuda... rsrs Tbm não sou fã de livro de auto ajuda.
      Na verdade é um livro que fala sobre os grandes homens de negócios. Conta a história de pessoas bem sucedidas, sua trajetória e o que as levaram até as suas posições.

      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que costumo ler e mesmo podendo me arriscar, não me interessei pelo tema. De qualquer forma, obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Acredita que também não é um dos meu gêneros favoritos e eu amei? rsrs
      Muito obrigada pela visita, aqui no blog tem mais dicas, dá uma conferida, quem sabe algum chama a sua atenção. :D
      Bjooo

      Excluir
  3. Oi Thamires.
    Não é bem o que costumo ler, pelo menos no momento.
    Mas o que me chamou a atenção foi a história do B. Gates, a gente não pára pra pensar de como foi o começo, fica tipo ele já nasceu um gênio né? E não e bem assim.
    Esse livro parece dar uma injeção de ânimo e nos encoraja a aproveitar as oportunidades com persistência, gostaria muito de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marcia.
      É uma história bem interessante, né?
      Aprendi muita coisa com esse livro. Fico feliz que tenha gostado da dica! :D

      Excluir
  4. olá,Thamires... nunca tinha ouvido falar desse livro antes mas pela resenha percebo que é o tipo de leitura que não me apraz... não sei,ele tem um cunho meio 'autoajuda' que me desanima um bocado... mas fico feliz que a leitura pra vc tenha sido boa...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Valéria...
      Ele parece mesmo que é autoajuda, mas nãe é.. rsrsr
      tbm não sou muito fã do gênero.
      Obrigada pela visita. :D
      Bjoo

      Excluir
  5. Oie Thamires!
    Também acredito que sucesso é uma junção de muitas coisas, entre elas dedicação. MUITA dedicação. Gostei da sua resenha, me fez conhecer melhor o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. :D
      Obrigada pela visita. :D

      Excluir
  6. Olá, tudo bom? Também concordo que se chega ao sucesso com trabalho e determinação. Achei interessante a premissa do livro e acho que é um tipo de leitura que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana.
      Eu concordo com você: todo mundo deve ler este tipo de livro pelo menos uma vez na vida.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia a história do Bill Gates, mas sempre imaginei que ele era um menino de origem humilde que foi muito inteligente e aí as coisas andaram. Acho que não é sempre que algo assim acontece, né? hehe' Eu ainda não conhecia esse livro, mas não fiquei muito interessada em ler, não. Não me chamou a atenção :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dry.
      Na verdade, o Bill Gates não era lá muito humilde não (sua origem)... rsrsr Mas ele só conseguiu chegar onde chegou pelas oportunidades que ele encontrou no colégio que era na verdade um dos melhores de sua cidade.
      Quando aparecer uma oportunidade não deixe de ler, ele vai superar as expectativas.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  8. OOi!
    Gostei bastante da dica! Apesar de não ler muito, gosto de livros assim. Gosto também de saber mais da histórias desses "grandes nomes" haha.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Catrine..
      Esse livro é bem interessante, ele nos mostra o que esses "grandes nomes" fizeram para ter sucesso e analisa todo o caminho... muito bom.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  9. Olá!
    Acho que já havia visto esse livro por aí, mas nunca tinha parado para saber ao certo do que se tratava. Esses livros não me atraem, mesmo que o título ou alguma frase seja impactante, mas achei a premissa bem interessante mas não nao sei se leria por agora..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tahis.
      Acho que existem livros que precisam do momento certo para serem lidos... rsrs
      quem sabe em um outro momento, né..?
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D