segunda-feira, 3 de outubro de 2016

David Copperfield - Charles Dickens

Autor: Charles Dickens            
Ano: 2014 (minha edição)
páginas: 1303
editora: CosacNaify



Sabe aquele livro que te conquista pela capa? Aquele livro que é tão lindo que mesmo você não sabendo nada sobre o autor ou a história você fica apaixonada? Então... Isso foi o que aconteceu entre essa obra de arte em forma de livro e eu. 
No final do ano de 2015 teve um febre entre a galera que possui instagram literário. Todo ig acessado tinha uma foto desse belíssimo calhamaço. Ele ficava tão bonito nas fotos que acabei me apaixonando pelo livro sem ter a mínima ideia sobre a história. Resolvi comprar! Quando entrei nos sites levei um susto com o preço dessa belezinha. O preço estava bem gordinho. Resolvi adiar a compra e esperar por uma promoção, mas, como nem tudo coopera com a gente, no dia seguinte a minha pesquisa li uma notícia tristíssima, a Cosac Naify (editora que publicou o livro) estava fechando! (snif snif) e provavelmente esta edição fantástica estaria esgotada. Não pensei duas vezes, comprei! 
Quando a belezinha chegou percebi que o preço que paguei valeu suuuper a pena. A qualidade da edição é impecável (também, a gente nunca espera menos das edições da Cosac). Uma bela diagramação, capa perfeita, cada detalhe colocado intencionalmente, notas muito bem aplicadas e ainda, comentários fantásticos de contemporâneos de Dickens. Me apaixonei ainda mais depois que vi pessoalmente essa belezinha. 


Particularmente, sou apaixonada pelos escritores inglês dos séculos XVII, XVIII  e XIX. As histórias são tão cheias de detalhes que a gente se sente participante da história, conseguindo situar e enxergar cada lugar por onde a personagem passa. Com David Copperfield não foi diferente. 
São mais de 1200 páginas de um história que te prende do começo ao fim.




"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar."

David Coperfield é uma personagem fictícia criada por Charles Disckens que quando está com a idade avançada decide contar a sua historia, e escreve uma autobiografia. David conta do dia que nasceu até quando está com a idade bem avançada.
Seu pai é um bom homem e casa-se com sua mãe quando ela ainda era bem jovem, mas, por uma fatalidade da vida ele falece quando David ainda estava na barriga da mãe. Quando David nasce ele só tem sua mãe e a  criada Peggotty no mundo. Porém, sua mãe como era ainda jovem casa-se novamente com um homem sério, que pouco sorria, mas que era um homem decente e firme, o Sr. Murdstone. Entretanto, depois de casado o senhor Murdstone deseja transformar Clara, a mãe de David, em uma mulher mais firme. Depois de algum tempo, Clara engravida, porém, morre meses depois, deixando David totalmente desamparado. O Sr. Murdstone manda David para longe. David passa por bons bocados até fugir e ir encontrar sua tia rica que morava bem longe de Londres, a cidade onde ele morava atualmente. Com sua tia, David redescobre a felicidade e encontra bons amigos e outros amigos não tão bons assim.
David estuda, cresce, trabalha e se apaixona. Casa-se, perde amigos, se apaixona novamente...

É uma história que nos ensina bastante. Uma história que reflete  uma sociedade julgadora e ainda, nos mostra como devemos ser gratos por todo avanço social que fizemos. Aprendi muito com David Copperfield, viajei e conheci um pouco mais sobre a Inglaterra de séculos atrás, e ainda, percebi que o sucesso pode sim acontecer através de muito esforço pessoal. Senti cada momento de David como se eu mesma o estivesse vivendo. Senti cada cheiro e cada sabor, percebi o caráter e a estranheza das pessoas como se elas estivesse na minha frente
David Copperfiled é uma das personagens mais fantásticas que conheci: amável, generoso, ingênuo, dócil, batalhador, sonhador, divertido... que te faz querer viver cada página e sentir uma pontinha de tristeza quando chega na última página de sua história.


"De todos os grandes escritores vitorianos, ele (Charles Dickens) foi provavelmente o mais antagônico à própria era vitoriana" ( Edmund Wilson)


Sobre o autor:


Charles John Huffam Dickens nasceu em 17 de fevereiro de 1812, em Landport, perto de Portsmouth. Era filho de um escriturário do departamento financeiro da Marinha. A família mudou-se para Londres em 1815 e para Chatham em 1816, onde Dickens passou os anos mais felizes de sua infância. Os Dickens retornaram a Londres em 1822, mas as finanças familiares estavam severamente comprometidas. Charles foi tirado da escola em 1824 e começou a trabalhar em um depósito de graxa para sapatos gerenciado por um parente. Seu pai foi preso por dívidas. Essas experiências afetaram profundamente o futuro romancista. Mas assim que a situação financeira do pai melhorou, Discken voltou à escola, que deixou aos quinze anos para trabalhar sucessivamente como escriturário de advogado, repórter taquígrafo nos tribunais e repórter parlamentar. Em 1833, começou a publicar contos em jornais e revistas, depois editados como "Sketches by Boz" e em 1836, iniciou a publicação em série de Pickwick Papers. Antes de termina-los, Dickens, como editor da Benthey's Miscellany, havia também começado a publicar em capítulos o romance Oliver Twist (1837-1838). Em abril e 1836, casou-se com Catherine Hogarth, com quem teve dez filhos. Publicou também Nicholas Nickleby (1838-1839) em partes mensais, The Old Curiosity Shop (1840-1841) e Bernaby Rudge (1841) em capítulos semanais. Visitou os Estados Unidos em 1842 e ao voltar publicou suas impressões em American Notes, e uma extensa história norte-americana, Martin Chuzzlewit (1843-1844). O primeiro dos cinco "livros de natal", A Christmas Carol, foi publicado em 1843, e o livro de viagens Pictures from Italy, em 1846. Dombey and Son, cuidadosamente planejado, foi publicado em série entre1846 e 1849, pelo "filho favorito" de Dickens, e semiautobiográfico David Copperfield (1849-1850). Vieram depois Bleak House (1852-1853), Hard Times (1854) e Little Dorrit (1855-1857). Dickens editou e foi colaborador regular dos jornais Household Words e All the Year Round. Diversos ensaios de jornal foram depois coligisos em Reprinted Piece e The Unommercial Traveller. Dickens adquiriu um casa de campo, Grad's Hill, perto de Rochester e separou-se da mulher. Voltou á ficção histórica com A Take of Two Cities (1859) e ao uso da narração em primeira pessoa em Great Expectations, ambos publicados em série em All the Year Roud. Seu último romance completo, Our Mutual Friend, foi publicado em 1864-1865. Edwin Drood foi deixado inacabado com a morte de Dickens em 9 de junho de 1870.



        Thamires Vasconcelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv
facebook

13 comentários:

  1. Olá!
    Adorei saber mais sobre o livro, mas com certeza eu passo a dica, não é o tipo de leitura ao qual eu estou acostumada.
    O livro realmente é lindo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. OI, Rayannu.
    Que pena...
    Muito obrigada pela visita.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. amei essas fotos, gostei sim da resenha, mas não sei se iria ler em breve, gosto mais de outros gêneros, porém amei a reesenha e fotos, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ju.
      Fico feliz que tenha gostado. :D Caso tenha oportunidade, leia David C., ele é apaixonante.
      Bjoo

      Excluir
  4. Oi Thamires, sua linda, tudo bem?
    Nossa, essa edição está um luxo!!!! Aonde eu estava que nunca ouvi falar desse livro??? Estou simplesmente encantada e apaixonada, que história linda!!! A vida dele realmente não foi fácil, ainda bem que ele tinha essa tia, caso contrário estaria sozinho no mundo. Já vi que irei me emocionar muito. Fiquei louca para ler esse livro e vou correndo procurar, tomara que ainda tenha para vender. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila.
      Tudo ótimo, graças a Deus.
      A história é linda, né? É um dos meus livros favoritos. Se eu não me engano ainda tem dessa edição pra vender lá na amazon. Corre que eu acho que você ainda consegue encontrar.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  5. Oi,
    Nunca li nada do autor e não sei se leria, bem grande esse volume... assustador hahahahaha

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Kelly.
      O volume é beeem generoso mesmo, mas a leitura é tão boa que passa que você nem vê.
      Acho que todo mundo deveria ler Dickens alguma vez na vida.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  6. Thamires, quem não ouviu falar dessa coisa mais linda, né?
    Confesso que acho lindo, mas nunca tive coragem de comprar.
    Só li contos do autor e já adorei.
    Espero ler o livro num futuro próximo, pois a premissa me interessou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah. Essa edição é fantástica e bem famosa msmo.
      Dickens arrasa sempre.
      bjoo

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?

    Não é bem o estilo de livros que gosto, mas é bem interessante. Além do mais, a gente sempre tira lições importantes de livros assim!

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly.
      O David Copperfield me ensinou muito.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D