segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Arquivos Brasileiros de Higiene Mental - 1933 (40/60)

Olá, galera. Tudo certinho??
O livo de hoje é beeem diferente.
No começo de 2015 eu vi online em um sebo esse livro e fiquei muito animada pensando que seria uma coisa, mas... quando chegou, tive uma surpresa, era um livro totalmente diferente do que eu imaginava.

Arquivos Brasileiros de Higiene Mental


Autor: Liga Brasileira de Higiene Mental
Ano: 1933


         

Quando vi o livro no instagram, pensei que o livro seria um agrupamento de relatórios sobre tratamentos e/ou acontecimentos envolvendo psicopatas ou coisa do tipo. Quando o livro chegou tive uma surpresa: O livro é um apunhado de resenhas, artigos com alguns "tratamentos" e prevenções para indivíduos considerados na época, "anormais". Muitos artigos publicados internacionalmente eram citados e, na maioria das vezes, analisados pelos higienistas brasileiros.



Além das discussões a respeito dos trabalhos teóricos internacionais, a liga brasileira de higiene mental atendeu diversos pacientes (em sua maioria, crianças), além de analisar criminosos instalados em manicômios judiciários, como também, a promoção das semanas Anti-Alcoólicas - Um projeto grandemente defendido pela liga, assim como os resultados do movimento na população. 
Nesta edição, de 1933, os arquivos contam com imagens da clinica e dos consultórios onde a Liga Brasileira de Higiene Mental realizava suas consultas e pesquisas:




Sinceramente, a leitura desse arquivo não estava na minha wish list de leitura para 2015, mas, acontece que eu lia, em média, um ou dois artigos por dia e quando vi, o livro foi finalizado!
Apesar de discordar totalmente de várias teorias e métodos adotados pela Liga, gostei de ter a oportunidade de possuir tal exemplar, visto que o mesmo pode ser uma fonte histórica para conhecer um pouco mais sobre as ideias de profissionais de mais de 80 anos atrás.

O que você achou? Se interessou pelo livro? Tem alguma coisa parecida ou mais alguma informação? Compartilhe com a gente nos comentários ou pelo e-mail: thamiresrcosta@gmail.com 


Ainda não me acompanha nas redes sociais? Me acompanhe e fique por dentro, em tempo real, de dicas, leituras, compras e muito mais:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D