sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Piaget - Os Pensadores (31/60)

Olá, galera. Tudo certinho?
O livro de hoje é o trigésimo primeiro livro do desafio "60 livros em 2015". O livro é bem acadêmico e provavelmente você que faz graduação em algum tipo de licenciatura ou psicologia já conhece ou ao menos ouviu falar no nome Piaget

Piaget

Ano: 1983
páginas: 294
editora:  Abril S.A. Cultura e Industrial



Eu já escutei muitas coisas sobre as ideias de Piaget, mas, pessoalmente, nunca havia lido nada que ele realmente tenha escrito, além, dos textos simples que li naquelas matérias cansativas sobre educação da faculdade.
Que Jean Piaget foi o cara, todo mundo já sabe e acredito que todo estudante de cursos de licenciatura ou biologia/psicologia conhece pelo menos o básico sobre ele, como: quem foi, o que estudou... Caso você não o conheça é bem fácil encontrar material na internet sobre ele e suas obras! 

Esse livro em particular eu ganhei "ao acaso". Meu pai recebeu alguns livros e deixou que eu escolhesse as obras que me interessavam. Fiquei extremamente feliz quando encontrei esse exemplar com três grandes obras do Piaget, se não forem as mais importantes. Pelo pouco que pesquisei, a editora responsável por essa obra criou uma coleção chamada "Os Pensadores" onde as obras mais importantes de determinados pensadores são reunidas.
No volume reservado á Piaget, temos as seguintes obras: Epistemologia Genética (1979); Sabedoria e Ilusões da Filosofia (1969), Problemas de Psicologia Genética (1972).

Epistemologia Genética 



A obra  trata das ideias de Piaget sobre como o conhecimento é concebido e desenvolvido, em três capítulos generosos:

1. A formação dos Conhecimentos (Psicogênese)
No capítulo são tratados os níveis sensório-motores; o que Piaget chama de pensamento pré-operatório, operações concretas e as operações formais.

2. As condições Orgânicas Prévias (Biogênese dos Conhecimentos)

Neste capítulo, Piaget opina sobre o Empirismo Lamarckiano, o inatismo, o que acontece dos instintos à inteligência e as auto-regulações.

3. Retorno aos Problemas Epistemológicos Clássicos
Este é o capítulo, onde de fato, Piaget fala sobre o que é a "sua" Epistemologia e quais são seus problemas como: Epistemologia da lógica, Epistemologia das matemáticas e física, entre outros. 








Sabedoria e Ilusões da Filosofia




Sem dúvida, esse foi a melhor obra entre as três que contém no exemplar!
Descobri, por meio dela, um pouco sobre a vida de Piaget e sua família, sua formação acadêmica e um pouco mais sobre suas obras e ideias.
Ele confessa, ainda, os motivos pelos quais "deixou de ser" filósofo e explica, também que, para ele, existe diferença entre filósofo e cientista-psicólogo, visto que "a filosofia é uma tomada de posição raciocinada em relação à totalidade do real"...
"Mas a filosofia quase nada mais tem a me ensinar se não a revelação da minha liberdade, quaisquer que sejam, por um lado, os determinismos do corpo, da sociedade, da história o que conduz então a uma filosofia dos valores, sabedoria ou prolegômenos à minha sabedoria. Caso contrário, o homem é o  objeto de conhecimento."


Problemas de Psicologia Genética



Piaget compartilha no livro sobre seus estudos relacionados ao tempo e o desenvolvimento intelectual da criança afirmando que "o tempo é necessário igualmente como ordem de sucessão". Compartilha, ainda, sobre suas ideias relacionadas ao inconsciente afetivo e o inconsciente cognitivo; sobre os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente; a ainda, sobre as praxis na criança e a sua percepção, aprendizagem e empirismo, como também, a teoria da inteligência.

















Então, galera. Vocês já leram alguma dessas três obras? O que acharam?



Me acompanhe nas redes sociais e confira as leituras em tempo real entre outras diquinhas:
instagram: thamriesvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D