sábado, 14 de novembro de 2015

A Brasileira de Prazins - Camilo Castelo Branco (32/60)

Olá, galera. Tudo certinho?
Todo mundo curtindo o sabadão??
Hoje, eu tirei o dia pra conferir os dois últimos episódios de "The walking Dead", ler muito, entre outras coisas "relaxantes"... Então, decidi compartilhar com vocês mais uma resenha do desafio "60 livros em 2015". O livro da vez conta a história de um romance que não vingou, uma moça apaixonada enlouquecida, e um rapaz apaixonado alcoólatra. Além de um breve retrato da vida social e familiar da época com episódios sobre a vida política portuguesa. O livro da vez é: 

A Brasileira de Prazins


Autor: Camilo Castelo Branco
Ano: 1882
páginas: 95
editora: Germape



Um padre encontra dentro de um livro um bilhete apaixonado para um moço doente que morrera mui jovem. Atiçado por sua curiosidade, o padre investiga sobre o romance que ronda tal bilhete e descobre uma histórica trágica onde um casal de jovens amantes é separado pela morte. Tempos depois, ela foi prometida a um rapaz da região, mas, seu pai, ganancioso como é,  não cumpre a promessa e em seu leito de morte faz com que a filha prometa casar-se com seu tio rico, que é recém chegado na cidade. A moça, Marta de Prazins, cumpre a promessa, entretanto, ainda fiel ao primeiro amor, enlouquece!



A história é bem interessante, e como é característica camiliana, o leitor é apresentado a toda sorte de detalhes presentes sobre a cidade, as pessoas e as condições políticas. O leitor sente-se, de fato, dentro da história. Não é á toa que “A brasileira de Prazins”  é um dos grandes romances de Camilo Castelo Branco e um clássico indiscutível da literatura portuguesa. Contudo, a minha crítica está endereçada á editora: talvez, por ser um edição barata, a editora tenha economizado nos materiais utilizados para a confecção do livro, o que, infelizmente, atrapalha a qualidade material do exemplar (o que não influenciou no conteúdo da obra), entretanto, coisas como: cola de baixa qualidade e um péssima diagramação desvalorizam o exemplar, podendo assim, prejudicar na duração matérial/física da obra.

Camilo Castelo Branco é um dos meus escritores portugueses favoritos, mais uma vez, ele conseguiu me prender na história do começo ao fim. #SuperRecomendo



E ai, você já leu esse livro? O que achou? Compartilhe com a gente!


Me acompanhe nas redes sociais e confira leituras, dicas, e muito mais em tempo real:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D