segunda-feira, 7 de março de 2022

A IGREJA ME MATOU


Por muitos anos, servi voluntariamente a segunda instituição mais importante que existe: a Igreja. Depois da família a Igreja tem um papel fundamental na vida de um pessoa: é o lugar onde a sua fé é compartilhada, seus laços sociais são aprimorados e seus ideais são desenvolvidos e afirmados.

Em tese, a Igreja deveria ser uma escola para o ser social. Deveria ser o lugar onde as pessoas aprenderiam a amar ao próximo e a si, transformando injustiça em justiça, o ódio em amor, a dor em paz... a Igreja deveria ser o lugar onde todas as pessoas deveriam sentir-se seguras, afinal, se acompanharmos a história, este foi o ensinamento de Jesus durante sua jornada na Terra: Ele era a pessoa que todos gostariam de ter por perto (constantemente o vemos rodeado por muitas pessoas, e todo mundo o queria em sua casa); suas palavras mesmo quando duras era repleta de ensinamento e amor, como no caso da mulher samaritana: ela era uma pecadora e Jesus trouxe uma mudança de mente e de vida para a mulher sem precisar acusá-la ou expô-la ás outras pessoas. Estavam apenas os dois naquele poço e Jesus a confrontou sem orgulho altivo, sem palavras ofensivas, totalmente ao contrário, ele deixou claro que sabia a situação daquela mulher e que ela precisava mudar de vida. A conversa entre os dois foi clara e determinante, mas também cheia de compaixão e delicadeza.
                A Igreja nasceu transformando tudo e todos. Se olharmos para a sua história podemos ver tradições e sociedades inteiras sendo transformadas. As mulheres ganharam voz em um sociedade onde elas eram totalmente ignoradas e nem mesmo eram contadas como cidadãs (um exemplo é a história da multiplicação dos pães  onde apenas os homens são contados e as mulheres e as crianças são deixadas de fora). Depois da morte e ressurreição de Cristo nós vemos inúmeras mulheres que fizeram diferença dentro da igreja (Priscila, Dorcas, as Marias...). A Igreja não fazia distinção entre as pessoas: os escravos cultuavam da mesma maneira, no mesmo lugar e aprendiam as mesmas coisas que o seus senhores, aliás a Igreja pode ter sido o pontapé inicial para a abolição da escravidão. A família ( a Instituição mais importante do mundo) ganhou destaque de importância. As questões sociais eram tratadas de forma séria e compassiva. Comumente, os discípulos e os diáconos da igreja arrecadavam dinheiro, comida, roupas etc. e distribuíam para os necessitados (basta ler as cartas paulinas contidas na Bíblia); A Igreja era a instituição socio-espiritual mais viável.
                Entretanto, essa instituição que teria tudo pra dar certo, é composta por PESSOAS falhas, corruptíveis e muitas vezes insinceras. A própria história da igreja nos mostra isso!
Os cristãos foram perseguidos por muito tempo justamente por trazer tanta transformação social. Sua compaixão e doação eram confundidas com política o que despertava o medo de insurreição nas autoridades da época. Frequentemente os cristãos eram apreendidos e mortos, tinham a sua fé questionada e desafiada. Porém, a mudança que esse grupo estava trazendo era tão radical e singular que reis e governantes se interessavam por essa “nova filosofia”.
                O imperador Constantino foi o responsável por transformar todo um império em cristão. A Igreja passou a ser uma Instituição respeitada, regulamentada, importante e parte da vida social das pessoas. Mas, lembre-se, a Instituição é composta por PESSOAS!

A Igreja era o veículo de educação, justiça e moralidade da época. O filósofo indiano Vishal Mangalwadi, em seu livro “O Livro que tudo mudou” diz que no período medieval os problemas sociais e de justiça eram resolvidos de acordo com as decisões dos senhores de poder ( muitos desses senhores eram analfabetos e buscavam algum tipo de ganho pessoal nos julgamentos). A Igreja trouxe certa justiça para os julgamentos desses senhores pois, os religiosos da época buscavam a verdade, em todas as esferas da vida. Essa busca pela verdade fez com que os religiosos analisassem as situações e cada caso de maneira única e imparcial. Assim, a Igreja tinha certo peso sobre inúmeras decisões sociais, resultando em  influência e poder.
                A igreja mandou e desmandou por muitos anos até a tão importante e famosa Reforma Protestante. A Bíblia não era objeto comum á população. Era rara de ser encontrada e muito cara para ser adquirida. As vezes, um mosteiro possuía um exemplar que deveria ser estudado por um período curto de tempo por muitos  monges. As pessoas acreditavam de boa fé no que esses homens da verdade, entendedores da bíblia falavam. (qualquer semelhança com situações atuais é mera coincidência).

A Reforma – juntamente com a invenção da prensa de Gutenberg – foi muito importante pois trouxe acesso á Bíblia em diversas traduções. As pessoas não deveriam apenas acreditar no que os padres diziam, agora elas tinham acesso ao conteúdo concreto do que os apóstolos de Cristo deixaram. O controle da igreja cairia. Os ensinamentos aproveitadores também cairiam.
                Não quero de forma alguma trazer uma aula de história da igreja, quero na verdade trazer uma reflexão á você que faz parte dessa instituição. 

A Reforma trouxe acesso á informação; trouxe leveza na fé e a essência do que é o cristianismo. Porém, trouxe também perseguição, morte para muito dos reformadores e dúvidas. Toda grande mudança é feita através de confronto, esforço e dor!

Depois de todo o processo histórico da Igreja (como instituição) era de se esperar que alguma mudança tivera acontecido, seja ela social, filosófica, ambiental... mas, a igreja é composta por PESSOAS!
                Quando eu era criança o indivíduo “crente” era extremamente respeitável! Era sinônimo de honestidade e credibilidade! Era comum as pessoas venderem “fiado” em mercados e padarias ás pessoas apenas com a segurança de que a pessoa “era crente”. Uma vez, eu estava em um bairro bem perigoso na cidade onde moro. O bairro era comandado por traficantes perigosíssimos que estavam em guerra com outros traficantes do bairro vizinho. Eu deveria ter entre 9 e 10 anos e estava na casa de uma amiga da família que morava nesse bairro. A tarde fomos a padaria e quando viramos um determinada rua nos deparamos com uns 5/6 homens armados com cara de poucos amigos. Um dos homens apontou a arma pra gente e mandou a gente voltar. Quando estávamos saindo, escutamos um dos caras mais atrás dizendo “Ei, deixa elas passarem. É a irmã crente.” Os crentes eram respeitados, inclusive por traficante!
                Eu cresci escutando que a palavra do crente deveria ser “sim, sim e não, não”. Que deveríamos ser honestos em nossos negócios, nossas palavras e nossas ações. (Essa é uma característica que todo ser humano deve possuir, mas o crente deveria se destacar nisso porque é a representação dos ensinamentos de Cristo.) Enfim!
                Na minha mente de adolescente, e confesso que também na mente adulta, as pessoas que entram na Igreja são transformadas em seu caráter. Não falam mal uma das outras, são honestas, compassivas e ajudadoras. Mas o meu teto de vidro foi quebrado de forma violenta.
Eu esqueci que a Instituição Igreja é composta por pessoas.

                Nós somos seres corruptíveis e deixamos que essa corrupção maculasse a segunda Instituição mais importante do mundo. Ao invés de sermos transformados, nós a transformamos. É não foi pra melhor!
                Não podemos generalizar, claro! Existem pessoas honestas e sinceras dentro da Igreja - eu conheço muitas delas.  Mas de uma forma expansiva vemos o declínio de uma instituição que foi, talvez, o maior marco dentro da sociedade.

Assim, como no período medieval, as pessoas têm deixado que a influencia e o poder que a Instituição proporciona matarem a sua real missão: Jesus Cristo! E junto com a missão, estão matando centenas de pessoas que voluntariamente doaram a vida, recursos, tempo e propósito. Digo centenas de pessoas sem medo de exagerar!
                Entenda, não estamos falando de fé aqui. A fé bem fundamentada não precisa de defesa ou justificação. Estamos falando sobre a INSTITUIÇÃO IGREJA. A organização que mais arrecada e movimenta dinheiro no mundo!
                O amor ás pessoas ou á missão que Cristo deixou está sendo suprimida pelo orgulho das catedrais, dos seguidores do Instagram, pelas view no youtube. Não que isso seja errado, mas não deveria ser o foco.
                As pessoas perderam o que é o real significado do que é ser igreja, do que é ser cristão. As pessoas dentro da igreja matam continuamente. A Igreja mata! A Igreja me matou! A ganancia me matou!
Assim, fica o meu pedido: IGREJA REVOLUCIONE-SE outra vez! Seja transformada! Não mais mortes!

4 comentários:

  1. Excelente texto! É triste ver o que a igreja tem se tornado. Infelizmente ser cristão virou "tendência" e acabou desvirtuando e denegrindo a imagem que os crentes de antigamente tinha. A igreja precisa realmente de uma renovação assim como Paulo nos ensina, não nós conformar e renovar de acordo com nosso novo entendimento. Eu creio que podemos fazer isso... Falando em instituição eu diria que AS PESSOAS MATARAM A IGREJA.

    DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adrielle!!
      Excelente colocação! Realmente as pessoas mataram a igreja!
      Fico deliz que tenha gostado do texto!

      Excluir
  2. Uau. Excelente colocação, excelente texto, e de certa forma eu vi um desabafo, e o sentimento de decepção com pessoas, que uma vez frustraram e mancharam a imagem e concepção que tinha do que era ser igreja, e como deveria ser portar os cristãos, trazendo para os dias de hoje " não deveria ser modificado a regra de nos parecermos com Cristo em todos os sentidos", e infelizmente em algumas instituições foi modificado e isso tem levado muitas pessoas a morte espiritual, morte ministerial, mas independente do que as " pessoas fizeram e fazem", não foi Cristo quem nos feriu e decepcionou, e Ele sempre vai cuidar e amar você na sua essência, e ao seu tempo tudo se resolverá e verei essa revolucionária, escritora, de caráter ilibado, conduzindo milhares de pessoas a Cristo e fazendo os conhecer na íntegra, como Ele realmente é. Porque eu aprendi muito com todos ensinamentos dados por vocês, e são os mesmos, dentro e fora, frente e trás, e isso é algo surreal. Enfim, amei. Continue, não pare, e se dedique em escrever não só pequenos textos, porque eu quero ler esse livro completo, cada capítulo e aprender muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      fico feliz que tenha gostado do texto. Ele é exatamente isso, um desabafo depois de longa reflexão. rsrs
      como disse, a IIgreja é composta por pessoas e as pessoas são falhas.

      Sigamos em frente e busquemos uma revolução que transforme o coração das pessoas para que suas falhas não machuquem e matem!!
      bjooo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D