sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

O FEIJÃO E O SONHO - Orígenes Lessa

 

Autor:  Orígenes Lessa 
Ano: 1938
Páginas: 128
Editora: Ática

Olá!
Volteeei!
Sou a Thamires Vasconcelos e depois de um pouco mais de 5 anos estou de volta por aqui compartilhando minhas leituras com você, que assim como eu, é um amante de bons livros.

Hoje, eu vou compartilhar com vocês a minha última leitura de 2021:




Foi uma leitura surpreendente! 

Ao procurar uma leitura rápida e leve para a última semana do ano, meus olhos bateram nessa belezinha e senti que era a hora! (esse livro já estava há um bom tempo guardadinho na estante!)

Talvez, um dos motivos pra eu ter enrolado tanto para começar essa leitura seja o título bobo. Sim, bobo! Se a gente parar pra pensar, quando se olha pra essa capa e para o título do livro, não há muitas pistas do que esperar. Mas, decidi que o leria para fechar o ano.

Peguei meu livro, meu tereré e sentei no sofá. E que surpresa!!

O livro conta a história de um casal: Maria Rosa e Campos Lara. Ela é um dona de casa e ele um professor e poeta. Esse é um casal bem tradicional dos anos 1930 e a gente pode ver no decorrer da história muitas questões culturais desse período, como por exemplo a visão que tanto os pobres quanto os ricos tinham os negros (isso quase 50 anos depois da Lei áurea), como os ideais de lar e casamento eram construídos, e como um marido e uma mulher deveriam agir e pensar para serem considerados boas pessoas.

Voltando para o casal e a nossahistória, ela enquanto moça, sonhava com um homem bonito, trabalhador e de boa condição. Maria Rosa morava em uma cidade no interior de São Paulo e era cortejada por muitos rapazes, mas nenhum era satisfatório para a moça. Ela sonhava com alguém inteligente, estudado, promissor, de cidade grande.
Ele, um jornalista, professor, poeta e sonhador. Queria viver de seu talento e amava os amigos da cidade grande que declaravam suas anguastias, decepções e amores no mais requintado português.
Os dois se conheceram e se apaixonaram. Ela, viu além da beleza do rapaz – que era extremamente bonito-, viu uma inteligência destacante e um futuro promissor. Ele viu na moça um doçura que seria uma inspiaração constante para o seu trabalho, sem contar que Maria Rosa era uma morena de “tirar o chapéu”.
Mas, as doces ilusões dos enamorados... Maria Rosa torna-se uma mulher insatisfeita e reclamona. Cuidava de uma casa pobre, de seus 4 filhos agitados e ainda tentava administrar as dívidas que cresciam a cada ano, acompanhando o crescimento dos filhos. Juca, o Campos Lara, tornara-se um professor “maia boca”, sonhador e solitário. Era  comum para o poeta perder a hora para suas aulas ou abandona-las sem explicações razoáveis.
E é nesse cenário que acompanhamos a vida desse casal. Campos Lara está cada dia mais infeliz porque não consegue viver do que ganha de seus livros de poesia (Sim, ele já foi bem respeitado em seu meio literário na cidade grande). Campos Lara, constantemente fica dividido entre o feijão (sustento da casa) e o sonho (colocar suas angústias e alegrias no papel e compartilhar com as pessoas suas poesias, recebendo ou não por isso).

Esse é o tipo de coisa que acontece constantemente conosco (ao menos já aconteceu algumas vezes comigo). Muitas vezes a gente fica divido entre fazer aquilo que se ama, mesmo que a recompensa não seja grandiosa, ou fazer alguma coisa para colocar a boa comida na mesa, sustentar a nossa família, mesmo sem nos trazer paixão.

 

SOBRE O AUTOR

Orígenes Temudo Lessa foi um jornalista e romancista que viveu no ínício do século XX (1903-1986) e tornou-se um dos imortais da Academia Brasileira de Letras.

Recebeu inúmeros prêmios literários: Prêmio Antônio de Alcântara Machado (1939), pelo romance O feijão e o sonhoPrêmio Carmem Dolores Barbosa (1955), pelo romance Rua do SolPrêmio Fernando Chinaglia (1968), pelo romance A noite sem homemPrêmio Luísa Cláudio de Sousa (1972), pelo romance O evangelho de Lázaro.[4]

 

CONCLUSÃO:

O livro faz parte da Serie Vaga-Lume, uma coleção de livros brasileiros voltada para o público infatojuvenil lançados na décade de 1970 pela Editora Ática. No decorrer dos anos, as edições sofreram alterações e muitas podem ser encontradas em livrarias e sebos. Eu particularmente, tenho o sonho de ter essa coleção completinha (com grande parte dos originais dos anos 1970).
Apesar de serem livros infantojuvenis, muitas das histórias nos trazem reflexões profundas como foi o caso de “o feijão e o sonho”.

O livro tem 128 páginas e o li em 3 dias!!!



E você já conhecia a obra? E o autor? Compartilhe a sua opinião com a gente!



 Thamires Vasconcelos

Instagram: @ThamiresVasconcelos

Youtube




4 comentários:

  1. Fantástico, uma resenha que dá gosto de ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Incrível resenha, deu até vontade de comprar o livro agora mesmo, e trata de um dilema bem comum que todos vivem, ou quase todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!
      Sim! O que me surpreendeu! Uma leitura bem reflexiva e ao mesmo tempo gostosa e interessante.

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D