sexta-feira, 14 de abril de 2017

Gênesis 1 e 2 - Adauto Lourenço

Autor: Adauto Lourenço
Ano: 2011
páginas: 235
editora: Fiel


Por muito tempo, a ciência e a fé eram linhas totalmente paralelas. É verdade que a gente não pode explicar cientificamente o que a fé expõe ou religiosamente o que a ciência estuda. Na verdade, são dois métodos diferentes para tratar basicamente a mesma coisa: a vida! Seja a origem, estrutura, funcionamento, desenvolvimento e/ou extinção. 
Jonathan Sacks diz que "a ciência desmonta as peças para ver como funciona, enquanto a religião (fé) as juntam para ver o que significa."


Eu conheci (de forma online) o trabalho do professor Adauto Lourenço, há uns 3 ou 4 anos atrás. Alguém comentou sobre a palestra de um físico criacionista em algum lugar de Brasília. Infelizmente, não consegui ir á palestra, mas fiquei tão impressionada com o que escutei sobre o trabalho do professor que assisti ao maior número de palestras suas que consegui encontrar no youtube. Fiquei muito entusiasmada com grande parte do que ouvi e aprendi. Afinal, eu não estava só: Eu era uma estudante de ciências - em um universidade federal totalmente ateia - que acreditava na ciência como comprovação da criação de Deus. 
Para a minha tristeza, o acesso aos livros do professor era muito difícil. Depois de longos meses de procura, encontrei um de seus livros anunciados na Amazon, mas, sempre estava esgotado. Até que no início deste ano, a livraria Chara disponibilizou alguns exemplares para venda (2, para ser mais exata).
Assim que vi o livro não tive dúvida! Comprei! 


Existem três maneiras de estudar o criacionismo (movimento ideológico/ teórico que acredita que o Universo foi criado): o Criacionismo científico, criacionismo religioso e o criacionismo bíblico.

1. O criacionismo científico investiga através do método científico a possibilidade de um Universo Criado, mas não atribui sua criação á uma força sobrenatural.
2. O criacionismo religioso é a ideologia pregada por diversas religiões onde um serr supremo (ou vários) criaram o Universo. Tais ideologias são explicadas pelas mitologias presentes nas diversas culturas mundiais.
3 O criacionismo bíblico é a ideologia baseado no que a Bíblia diz. Dentro de tal vertente podemos encontrar ainda, três linhas de pensamento: o Criacionismo bíblico literal, criacionismo bíblico aberto e o criacionismo bíblico linear. (apesar do criacionismo Aberto e o criacionismo Linear serem quase a mesma coisa, eu particularmente, prefiro dividi-lo em diferentes linhas de pensamento).

O livro do professor Adauto tem uma linguagem praticamente linear, o que nos mostra uma parcial da visão de seu autor a respeito. O livro é dividido em 13 capítulos, os quais são:


  1. A Bíblia e a História
  2. Gênesis e a história
  3. Gênesis e a Ciência
  4. Gênesis e a Teoria da Evolução
  5. Gênesis 1.1- O Início
  6. Gênesis 1.2 - Interpretações
  7. Gênesis 1 e 2 - Duas criações
  8. A Duração dos Dias de Gênesis
  9. A Divisão dos Dias de Gênesis
  10. A Criação dos Corpos Celestes
  11. A Criação das Plantas
  12. A Criação dos Animais
  13. A Criação do Ser Humano



Um resumo sintético sobre o trabalho é praticamente que a ciência e a fé andam juntas, e a ciência a cada dia explica o que a bíblia não coloca em evidencia.
A ideia para este post não é debater o trabalho apresentado, mas sim indica-lo aos leitores que desejam conhecer um pouco mais do trabalho do professor e/ou sobre o criacionismo.
Apesar de não concordar 100% de todas as ideias apresentas, acredito que o trabalho é extremamente válido, pois compartilha informações que edificam  a nossa fé e o nosso conhecimento.
Se você não tem nenhum tipo de familiaridade com algum campo científico, não se preocupe, a linguagem apresentada é bem simples e acessível á todas as pessoas.




Em março eu tive a oportunidade de assistir um dos seminários ministrados pelo professor, aqui na minha cidade, bem pertinho da minha casa. Fiquei extremamente alegre, quando fui apresentada ao professor. Tenho um respeito imenso por esse profissional experiente, educado e super simpático que tem trabalhado com afinco para divulgar o criacionismo científico. Sou extremamente grata por receber de forma prática um conhecimento que demorou, provavelmente, anos para ser adquirido.



Caso queiram que discutamos algum dos capítulos aqui no blog, ou alguma dúvida é só deixar nos comentários que ficarei extremamente honrada em inicia-la!




Thamires Vasoncelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

53 comentários:

  1. Olá, Thamires!
    Gostei e achei bem interessante o livro apresentado. Tem momentos, fases de leitoras que procuro livros assim de autores que fazem as suas pesquisa, sua tese e nos apresentam um outro modo de entender um assunto, mesmo que não concordemos com tudo. Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia.
      Ficoo feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      bJOO

      Excluir
  2. Olá Thamires, confesso que não me interesso muito por este tipo de estudo, mas eu fiquei maravilhada com sua caminhada até conhecer o professor, acho super válido quando nos interessamos por algo e caminhamos para atingir os nossos objetivos em cima daquilo que desejamos. Parabéns... gostei muio de saber que conheceu finalmente o professor e pode ser apresentada a ele... ainda mais depois de ler a obra que tanto queria. Gostei muito de ler a postagem. Xero!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou graduada em Geologia e acho muito legal esses tipos de estudos e debates. Na própria geologia, existem alguns eventos bíblicos que são explicados do ponto de vista geológico. Mas, claro, tudo do ponto de vista científico, sem envolver a religião. Não conhecia o livro e vou procurar para dar uma lida, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  4. Oie, primeiro gostaria de lhe elogiar por essa resenha, está uma delícia e muito bem completinha.
    Não conhecia o livro e pra ser sincera não é um gênero que eu curta muito não, por isso passo a dica hoje.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grazi.
      Obrigada pelo elogio e pela visita.
      Fico feliz que tenha gosta.
      Bjoo

      Excluir
  5. Oi Thamires, tudo bem?

    Este assunto do criacionismo muito me instiga e me interessa, gosto de debater e ouvir as diferentes teorias enlecadas pelos diversos profissionais. Ainda não conhecia o professosr em questão, mas já fiquei mega curiosa para conferiri seu trabalho, gosto de leituras que permitam uma boa reflexão, mesmo não concordando em tudo que o assunto aborda. Bela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice.
      O professor Adauto é um nome conhecido sobre a divulgação do criacionismo científico. Acho que a leitura vale a pena para quem se interessa pelo assunto.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  6. Olá Thamires,
    Ainda não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito animada para a fazer a leitura, pois não me vejo estudando isso, mas é bem bacana imaginar que algo que demorou tanto para acontecer poder ser absorvido de forma rápida.
    Fico feliz que tenhas gostado.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Criacionismo não é um assunto que me interessa, pelo menos não teorias e estudos sobre o tema... Tenho minha própria crença, claro, mas não acho que seja um assunto em que as pessoas vão conseguir chegar a um consenso tão cedo... Mas fico feliz que tenha conseguido comprar um livro tão desejado e ainda conhecido o autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Acho que a discussão sobre o criacionismo no meio científico estão acontecendo bem mais do que a gente imagina.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo :D

      Excluir
  8. Olá
    Parece ser um livro muito inteligente, deve -se aprender demais com ele. O mesmo não faz muito o meu estilo, mas fico feliz que tenha conseguido adquiri -lo já que queria tanto.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  9. Oi Thami,
    Esse definitivamente não meu gênero, leio poucas coisas que tenham ligação com religião, arrisquei em A Cabana e confesso que foi uma leitura que gostei muito, mas ainda sim evito.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Como cientista, eu procuro sempre ver diferentes fontes de referência para poder estudar melhor um assunto a fim de ter condições para debatê-lo. Achei interessante o livro como fonte de estudo mesmo, para analisar se as minhas próprias ideias sobre a criação do universo. Acho a evolução muito bem embasada, mas a criação do universo em si é bem difícil de estudar na ciência. Parabéns por ter conseguido falar com o professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nuccia.
      Para falar a verdade, o criacionismo científico está sendo um assunto estudando por muitos físicos. Para ser mais exata, está sendo estudado dentro do evolucionismo teísta.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  11. Olá!

    Nossa, além de ter conseguido o livro, ainda encontrou o autor, que honra! Livros que abordam religião não me atraem, então dificilmente o lerei, mas assim como você, acho super válido o discurso!

    ResponderExcluir
  12. Thamires, muito interessante este livro e fiquei curiosa, aliás, a sua resenha está praticamente uma deliciosa aula, parabéns. Fiquei feliz por você ter conseguido assistir pessoalmente uma palestra dele, um sonho/um desejo precisa ser perseguido e alimentado para acontecer no momento certo, afinal não acredito no “acaso”.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tânia.
      Fico muito feliz que tenhas gostado da resenha. :D
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu post, eu não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa para efetuar a leitura.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Eu ainda não conhecia a abra, achei superinteressante e tenho certeza que muitos leitores que gostam do estilo vão adorar o livro. Como ele não meu tipo de leitura, vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu não havia falado sobre este livro, achei bem interessante, vou da uma olhada. Belo blog!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou agnóstica e atualmente não tenho nenhuma crença particular, só sei que não posso provar nada, por mais que eu possa crer (o que eu gostaria muito, mas não consigo :/). Esse livro me pareceu muito interessante, de verdade. Eu com certeza o leria pelo simples fato de ele não atacar a ciência ou a religião mas sim fazer com que a gente entenda que elas podem sim trabalhar juntas, só depende do nosso ponto de vista e o quão aberta a nossa mente está. Gostei mesmo do post ;)

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post e se interessado pelo livro.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  17. Oie!!
    Gostei bastante desse livro, e gostaria sim que você discutisse alguns capítulos aqui no blog.
    Parabéns ao autor pela iniciativa,porque eu mesma acredito em Deus mas não desmereço a ciência
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thai;
      Fido feliz que você tenha gostado.
      Quais capítulos você deseja que seja discutido aqui no blog?
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  18. Não lembro de já ter ouvido falar de Criacionismo, talvez por isso não conhecia o professor, mas é nítido seu interesse pelo assunto, por isso imagino sua felicidade não só comprar o livro como também em conhecer pessoalmente o professor. Muito feliz por você.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  19. Olá Thamires, tudo bem?
    Nossa esse livro tem uma premissa muito boa. Eu adoraria ter a oportunidade de lê-lo. É um livro que traz uma reflexão interessante e parece ser muito bem elaborado. O fato de mostrar que fé e ciência podem coexistir sem o atrito que há já torna o livro uma ótima pedida.

    Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Faby.
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  20. Olá Thamires, tudo bem?
    Nossa esse livro tem uma premissa muito boa. Eu adoraria ter a oportunidade de lê-lo. É um livro que traz uma reflexão interessante e parece ser muito bem elaborado. O fato de mostrar que fé e ciência podem coexistir sem o atrito que há já torna o livro uma ótima pedida.

    Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie! Adorei o post, nunca tinha parado pra pensar que o criacionismo religioso era diferente do bíblico. Fiquei bem interessada no livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara;
      Fico feliz que tenhas gostado. A linguagem do pro. Adauto é bem interessante.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  22. Olá!
    Embora o livro pareça ótimo, com uma premissa que me deixou bastante curiosa, não é o tipo de leitura que eu estou acostumada. Porém não descarto a possibilidade de ler futuramente, pois a questão de ciência e religião é algo que me chama a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Quem sabe um dia você queria ler..
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  23. Um assunto diferente Criacionismo, porém creio que ainda não estou no momento de ler esse livro, porém nunca descarto ideias novas que acabam com o tempo por fazer parte nas nossas vidas. Mesmo assim muito obrigada pela dica!Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Thamires, sua linda, tudo bem?
    Adorei essa frase que ele disse: "a ciência desmonta as peças para ver como funciona, enquanto a religião (fé) as juntam para ver o que significa." Sabe, nunca li nenhum livro abordando a criação da vida sob os pontos de vista da ciência e da religião. Apesar de ter minha crença, achei muito interessante, por isso vou anotar a dica. Fiquei feliz por você finalmente conseguir ir à um seminário dele e o conhecer pessoalmente. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila... Tudo ótimo. :D
      Então... a frase não foi bem ele quem disse. kkk foi um historiador rabino que eu gosto muito: Jonathan Sacks.
      Fico muito feliz que tenhas gostado da resenha e da dica.
      Muito obrigada pela leitura e volte sempre.
      Bjoo

      Excluir
  25. Olá, poxa, interessante o autor destrinchar o livro de gênesis dessa forma. Minha irmã acabou de se formar em teologia e esse livro seria um ótimo presente pra ela. Adorei conhecer a obra. BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleyse.
      Também acho um ótimo presente.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Bjoo

      Excluir
  26. Olá, eu confesso que leio pouquíssimos livros do gênero, até que gostaria de ler mais, mas devido a correria, não consigo nem ler os que tenho na pilha.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Tempo é um problema geral dos leitores.. rsrs e as pilhas de livros tbm. Assim, geralmente a gente acaba optando por gêneros que a gente mais gosta.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  27. Oi tudo bem? Nnão sou muito fã desse tipo de livro, mas até que achei o estudo interessante! Beijokas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jheinis. Tudo ótimo!
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D