segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Surpreendido pelas Escrituras - N.T. Wright


Autor: N.T. Wright             
Ano: 2014
páginas: 216
editora: Ultimato



Nicholas Thomas Wright é um historiador dedicado que passou parte de sua vida estudando o Novo Testamento e o Cristianismo primitivo. Como resultado de tal dedicação, Wright é autor de inúmeros livros e artigos que são traduzidos, lidos e estudados em todo o mundo. O livro “Surpreendido pelas Escrituras” é uma reunião de alguns ensaios e artigos publicados e ainda algumas palestras ministradas por ele. Tais artigos e palestras foram respostas á perguntas e convites frequentes  para examinar questões atuais por uma perspectiva bíblica, como por exemplo a ciência & religião, ordenação das mulheres na igreja, cristãos e vida política, entre outros assuntos.                              Wright fala, constantemente, sobre a influência da filosofia iluminista do século XVIII no mundo ocidental contemporâneo. O que, muitas vezes, nos impede reconhecer o motivo de determinados pensamentos e a visão de determinados problemas modernos, fazendo com que aceitamos ideias (filosofias) antigas com uma aparência moderna.



O livro é dividido em 12 capítulos onde Wright discorre sobre um assunto diferente em cada um. São esses capítulos:
    1.     Curando a divisão entre a Ciência e religião
    2.      Precisamos de um Adão histórico?
    3.      Um cientista pode acreditar na ressurreição?
    4.      O argumento bíblico a favor da ordenação de mulheres
    5.      Jesus está voltando: plante uma árvore
    6.      O 11 de setembro, os tsunamis e o novo problema do mal 
    7.      Como a Bíblia interpreta o mundo moderno
    8.       Idolatria 2.0
    9.      Nossa política é muito pequena 
    10.  Como engajar o mundo de amanhã
    11.  Apocalipse e a beleza de Deus
    12.  Tornando-se pessoas com esperança

Curando a divisão entre Ciência e Religião


Esse capítulo, particularmente, foi o mais especial pra mim. Todos os capítulos são extremamente relevantes e interessantes, porém, esse capítulo falou comigo de uma maneira extremamente profunda.  Talvez por falar da minha área profissional e/ou responder muitas das perguntas que já fiz interiormente.
Recentemente, uma das minhas tias “descobriu” que eu sou uma cientista, e a surpresa dela estava estampada no rosto e ficou ainda mais evidente quando ela me disse: "Cuidado! Você ainda acredita em Deus, né?" Eu dei um sorriso e respondi: Claro. A ciência só me faz chegar mais perto de Deus e entender como Ele é um Ser pleno, organizado, inteligente e de uma criatividade espetacular.
O pensamento desta minha tia não é exclusivo dela, muitas pessoas, ainda hoje, na era das tecnologias, possuem a concepção de que Ciência e Fé são áreas extremas e não podem de maneira alguma andar juntas. Mas, esse é um pensamento que nasceu há alguns séculos e que, infelizmente, sobrevive até hoje. Wright nos mostra que Ciência deve andar junto com a Fé.

“A Ciência desmonta as peças para ver como funciona, mas a religião as junta para ver o que significa”
Jonathan Sacks


Precisamos de um Adão histórico?


Um dos maiores problemas enfrentados hoje ao falarmos da visão cristã sobre o mundo é que muitos cristãos articulam sua visão do cosmo baseados no que outros dizem e não no que eles estudaram, o que paralisa a visão tornando o cristão um ignorante anti-intelectual. Nós devemos ver o que realmente a Bíblia está dizendo baseado no contexto histórico de seus textos. Estudar a história em todos os seus contextos ajuda a entender a verdadeira mensagem Bíblica sobre o homem, Deus e todo o universo.

“Devemos parar de dar respostas do século XIX para questões do século XVI e tentar dar respostas do século XXI para questões do primeiro século.”


Um cientista pode acreditar na ressurreição?



Quando perguntamos se um cientista pode acreditar em alguma coisa, estamos fazendo uma pergunta de dois níveis. 1. O primeiro nível é o método científico. Tal método é a maneira utilizada para explorar como os cientistas podem saber ou acreditar em alguma coisa; 2. O segundo nível questiona o tipo de compromisso que alguém dedicado ao conhecimento científico deve ter em todas as outras áreas da sua vida. Ou seja, será que um cientista precisa de uma abordagem científica para escutar música? Ou para tomar um sorvete?...




O Argumento Bíblico a favor da ordenação de mulheres


Estamos em uma época onde as mulheres estão sendo emponderadas. Vemos um avanço extraordinário das mulheres em diversos setores, sejam eles científicos, acadêmicos, políticos entre outros. Porém, na igreja ainda há quem defenda que as mulheres não podem receber unções eclesiásticas, que o lugar das mulheres dentro da igreja é na sessão infantil ou atrás de seus maridos, nunca em evidencia. Entretanto, na bíblia encontramos diversas passagens onde as mulheres estão em posição que naturalmente eram permitidas apenas aos homens. A história de Marta e Maria é um bom exemplo: Maria estava aos pés de Jesus, no lugar onde Ele estava reunido com seus discípulos e segundo a cultura judaica mulheres e homens deveriam estar em cômodos separados, ainda mais se Jesus – o mestre- estivesse ensinando. Mas, Maria estava lá, aprendendo e adorando o Mestre. Outra passagem bíblica interpretada erroneamente por muitas pessoas – cristãs e não cristãs- está em 1 Coríntios, onde o apóstolo Paulo diz que as mulheres devem ficar caladas. Eu aprendi com o N.T.Wright que culturalmente, na maioria dos cultos realizados no Oriente Médio a língua utilizada era o árabe  formal ou clássico, e ainda, os homens e as mulheres sentavam em lados separados no templo (como acontece ainda hoje em algumas igrejas) o problema é que o árabe era ensinado apenas aos homens, as mulheres falavam apenas o dialeto local ou o patoá. Por isso, durante as reuniões as mulheres não conseguiam entender os sermões e acabavam conversando entre si o que atrapalhava o andamento da reunião, por isso a advertência de Paulo: As mulheres devem ficar caladas na igreja, caso exista dúvidas pergunte aos vossos maridos em casa. Tal advertência prezava a ordem durante a reunião e não a repressão.


Acho que já deu pra perceber o quão forte é esse livro, né? Divisor de água em nossas vidas! Aprendi muito com o N.T. Wright e já tenho algumas de suas obras separadas para as próximas TBR!
E ai, você já leu esse livro? Compartilhe sua opinião com a gente.
Quer indicar alguma leitura? Comenta aqui embaixo! 


                              "O desejo de conhecimento é um anseio humano profundo e adequado."




Sobre o autor:

N. T. Wright foi bispo de Durham, na Inglaterra, e é um dos mais conhecidos e respeitados estudiosos do Novo Testamento da atualidade. Foi professor das universidades de Cambridge e Oxford por vinte anos e é professor visitante de universidades como Harvard Divinity School, Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade Gregoriana e Roma, entre outras. É autor de mais de quarenta livros como "Simplesmente Cristão", "Surpreendido pela Esperança", "O Mal e a Justiça de Deus" e "Eu creio, e agora?".  







        Thamires Vasconcelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

12 comentários:

  1. Olá! Eu sou Cristã, mas também amo a ciência. E acredito que ambas andam junta, em paralelo. A diferença é a linguagem. As pessoas às vezes se esquecem que a Bíblia foi escrita em outro tempo, com uma linguagem para ser bem compreendida pelas pessoas e cultura daquela época. A ciência não anula a religião e vice-versa.
    Eu adoro esses livros que falam sobre os dois, que explicam as coisas. E o melhor de tudo é que, pelo fato de o autor ser historiador, ele vai expor as questões de uma forma histórica - levando em conta o tempo em que foi escrito - e não científica ou religiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalei.
      Fico feliz em saber que você também é cristã! :D
      N.T.Wright é um historiador fabuloso.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  2. Não sei se eu leria esse livro, provavelmente não, não faz meu estilo, mas achei legal porque o cara parece realmente um pesquisador sério e muito consciente, acho que tão importante quanto ler a Bíblia é saber interpretá-la corretamente, e óbvio que o contexto é essencial pra isso e muita gente se esquece disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Você falou tudo: "tão importante quanto ler a Biblia é saber interpreta-la."
      N.T.Wright é um historiados fantástico.
      Muito obrigada pela visita!
      Bjoo

      Excluir
  3. gostei sim da premissa e das fotoooooos, amei hahaha
    mas não sei se é o momento certo de ler ele.
    arrasou.
    concordo com o que a moça falou ali, sobre saber interpretar pois hoje só temos o povo do ''coonheço e cito somente o que é meu favor, mas foi deus que disse'' beleza e o contexto.
    enfim amei teu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Verdade, o contexto explica muita coisa.
      Fico feliz que tenha gostado do post. Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  4. Oi Thamires!
    É realmente um livro muito forte, mas confesso que não é o momento certo para para mim. Quem sabe no futuro eu me sinta mais preparada para lê-lo?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina. Acredito que alguns livros devem chegar até nós no momento certo mesmo.
      Coloque o livro na sua listinha, e como você disse, leia quando sentir-se preparada.
      Bjoo

      Excluir
  5. Olá,
    Não sou fã de livros que envolvem religião de qualquer forma, então passo sua dica.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, adoro esses livros que fogem da zona de conforto e mexem com temas polêmicos como fé e ciência. Indicação perfeita, só posso agradecer e colocar mais essa obra na minha lista de leitura.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro. Fico feliz que tenha gostado da dica.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D