quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Rui Barbosa - Mec (34/60)

Olá, galera. Tudo certinho?
Nessa quarta-feira de muito trabalho venho compartilhar com vocês mais uma resenha do desafio de leitura "60 livros em 2015". 
O livro de hoje é bem bacana. Conta um pouco da história acadêmica e ideológica de um cara bem conhecido: 

RUI BARBOSA


Autor: Maria Cristina Gomes Machado (MEC)
Ano: 2010
páginas: 139
editora: Massangana




Rui Barbosa... o nome eu conhecia de ouvir falar... mas o "Águia da Haia", o jurista, o filólogo, o educacionista, o humanista, o sábio, o orador, o jornalista, o escritor, o artista, o político, o diplomata, o propagandista, o construtor de um regime, o estadista... o homem da ciência, o homem da forma, o homem da ação... conheci um pouco depois de ler essa obra maravilhosa!!!  

Antes de falar propriamente da obra, preciso parabenizar o Ministério da Educação pela iniciativa de criar e distribuir um coleção tão boa como está que recebi - totalmente 0800-. Parabéns!! 
Como  já adiantei, o livro faz parte de uma coleção - maravilhosa- que o MEC criou e distribuiu gratuitamente. Como também já adiantei, eu só conhecia o nome "Rui Barbosa", mas quem ele foi o que fez, sinceramente? Eu não fazia ideia! 

O Rui Barbosa foi simplesmente um dos principais defensores da "escola nova". Ele defendia a escola livre para todos, laica e de responsabilidade do governo. 

O livro começa com um ensaio escrito por Maria Cristina Gomes Machado. Nele, a autora escreve sobre Barbosa e seus pareceres sobre o ensino, a reforma do ensino secundário e superior, e ainda, a criação de jardins de infância e a escola normal.

Em seguida, alguns textos selecionados de Rui Barbosa são compartilhados, onde, ele expõe suas ideias sobre as reformas no ensino, algumas ações do estado (Ministério da Instrução Pública), as despesas com o ensino, liberdade de ensino, escola laica, e ainda, métodos e programas escolar.

Rui Barbosa foi um cara totalmente consciente da realidade brasileira. Reconhecia o atraso brasileiro em relação a educação e escreveu vários documentos alertando o governo brasileiro sobre tal problema. Percebeu que, a vaidade dos governantes estavam atrapalhando o desenvolvimento do pais. Recomendou visitas para o exterior para que os profissionais pudessem aprender o que estava dando certo para tentar aplicar aqui também. As visitas foram acatadas, mas, as ideias revolucionárias para a educação nunca chegaram aqui! 

"[...] figurar, passando pelo que não somos, vai usurpando entre nós o lugar devido à inteligência, á pátria e á humanidade..."

Claramente, amei conhecer um pouco sobre esse grande revolucionário. e é claro que já estou pesquisando um pouco melhor sobre suas ideias e obras. Então, se você já leu alguma obra ou documento e quiser deixar a sugestão, ficarei imensamente feliz!!! :D :D


Tem dicas e/ou sugestões?? Manda pra mim!! :D  -> thamiresrcosta@gmail.com

Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de leituras, dicas e comprinhas em tempo real:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D