sábado, 24 de outubro de 2015

Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva (26/60)

Boa arde, galera. Tudo certinho?
O livro de hoje é o vigésimo sexto (26) do desafio "60 livros em 2015", e o primeiro livo do #TBR (clique aqui para saber o que é esse desafio).

Sendo bem sincera, eu gosto dessas coisas que tratam sobre psicopatia. Sejam em séries, livros, filmes... eu sempre gosto de ler e tentar entender como os envolvidos pensam e agem. Por isso, quando esse livro chegou em minhas mãos -bem ao acaso- fiquei bem ansiosa para ler, ainda mais, quando li que já foram vendidas mais de 400 mil exemplares...

MENTES PERIGOSAS - O psicopata mora ao lado -


Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
ano:2010
páginas:238
editora: Fontanar


O livro começa extremamente bem, com elogios de Gloria Perez ( escritora e novelista), Arthur Lavigne ( advogado criminalista) - que escreve excepcionalmente bem- e elogios também de Talvane M. de Moraes ( psiquiatra forense).
Já na introdução podemos ver a sagacidade da autora quando começa seu livro com uma fábula sobre um sapo e um escorpião, no fim, compara a ação do escorpião com as ações dos psicopatas, dizendo que "a natureza dos psicopatas é devastadora e assustadora", completa ainda, que a natureza dos psicopatas contradiz a própria natureza humana.  E deixa claro que "certamente você conhece, já ouviu falar ou convive com um deles" (os psicopatas).

"Qualquer história sobre consciência é relativa á conectividade que existe entre todas as coisas do universo. Por isso, mesmo de forma inconsciente, alegramo-nos frente á natureza gentil de atos de amor."

Capítulo 1- Razão e Sensibilidade: Um sentido Chamado Consciência
Esse primeiro capítulo é destinado para a definição de consciência e qual a importância dela. Pois não existe o ESTAR consciente e sim o SER consciente!
" A consciência nos inspira a zelar pelo nosso animal de estimação (...), a consciência gera movimentos de extrema grandeza pela paz e leva milhares de pessoas as ruas para protestar contra a violência."

Capítulo 2 - Os Psicopatas: Frios e sem Consciência
Depois da definição do que é consciência no capítulo um, o segundo capítulo vai tratar a ausência de tal sentido nos ps. Por mais incrível que pareça, segundo a autora, existem muitos seres humanos que são destituídos desse senso de responsabilidade ética, que deveria ser uma parte importante nos relacionamentos com os outros.

Capítulo 3 - Pessoas no Mínimo Suspeitas
Nesse capítulo, a autora fala sobre perfis de psicopatia que são bem diferentes dos que normalmente se vê. São aquelas pessoas "meio imprestáveis", "movida a manivela", "encostada no outro e vivendo folgadamente ás suas custas".
A autora conta histórias de pessoas que conviviam com esses psicopatas e como suas vidas eram afetadas por eles.  A primeira historia fala sobre uma moça que saiu do interior e foi morar com uma amiga na cidade grande. Por anos, a amiga interiorana "monta" na outra fazendo com que a mesma arque com todas as despesas, reclamando de tudo e todos. Os outros estavam errados, ela sempre tinha razão! 
A autora, conta outra história. Dessa vez, é sobre um casal. Ela conheceu seu marido no frescor da sua juventude, era linda, simpática, inteligente... Ele era amigo, compartilhava os mesmos interesses que ela, carinhoso, simpático e um profissional bem sucedido que sempre gostou de vê-la bem vestida esperando-o para o jantar.... Em um certo momento de convivência entre eles, ela descobriu um marido totalmente diferente do que conhecera. Ele era nervoso, mentiroso, irritante e aos poucos violento...
Depois de compartilhar uma análise sobre o comportamento psicopático desses casos, a Dra. faz um alerta sobre como "esses tipos" podem estar camuflados e até mesmo despertar nossa admiração e confiança.

Capítulo 4 - Psicopatas: Um visão mais detalhada - Parte 1
Esse capítulo é destinado para alguns estudos sobre psicopatas.  Com a ajuda desses estudos e sua experiência, a autora descreve alguns aspectos ligados aos sentimentos e relacionamentos interpessoais "dessas pessoas" como: superficialidade e eloquência; egocentrismo e megalomania; ausência de sentimento de culpa; ausência de empatia; mentiras, trapaças e manipulação; pobreza de emoções. Juntamente com a descrição desses aspectos, a autora, ainda, conta histórias reais que exemplificam cada descrição.

Capítulo 5 - Psicopatas: Uma visão mais detalhada - Parte 2
Neste capítulo, a autora teve como objetivo descrever  o estilo de vida  e o comportamento antissocial dessas pessoas, como: impulsividade; autocontrole deficiente; necessidade de excitação; falta de responsabilidade; problemas comportamentais precoces.
Assim como no capítulo anterior, a autora conta algumas histórias reais para exemplificar cada descrição.

Capítulo 6 - Os Psicopatas no Mundo Profissional
O capítulo fala sobre a ação dos psicopatas nas organizações empresariais, desde seu ingresso na empresa, o estudo de território, a manipulação de pessoas e fatos, a confrontação e ascensão.Além de dar algumas dicas de como perceber a entrada de um psicopata em sua empresa. E como nos capítulos anteriores, a autora conta algumas histórias.

Capítulo 7 - Foi Manchete nos Jornais
Neste capítulo a autora conta histórias que foram manchetes nos jornais e analisa superficialmente cada uma dessas situações.
Algumas dessas histórias:

- Sílvia Calabrese Lima (2008)
Ela maltratava e torturava uma menina de 12 anos. Quando a polícia chegou, a menina estava com os braços acorrentados a uma escada de ferro, com um mordaça de gaze e esparadrapo embebida em pimenta, vários dedos das mãos quebrados, a maioria das unhas arrancadas, marcas de ferro quente pelo corpo, e dentes quebrados. DESUMANO!!

- Kelly Samara Carvalho dos Santos ( 2007)
Bonita, magra, alta e bem vestida, cativante e com bastante desenvoltura.  É o que aparenta uma jovem de 19 anos acusada de crimes (no plural) de falsidade ideológica.

- Champinha (2003)
Com apenas 16 anos, o adolescente chamado Roberto é condenado pelo sequestro e assassinato de um casal de namorados. O rapaz recebeu um tiro na nuca e foi encontrado em um córrego, a moça, foi abusada sexualmente por várias vezes durante quatro dias e depois, morta a facadas na cabeça, nas costas e no tórax. Só ressaltando que "o amigo" responsável pelo crime, tinha apenas 16 anos!

- Suzane Von Richtofen (2002)
Ela era rica de classe média alta, bonita, universitária... matou os pais e foi comemorar em um motel com o namorado, que inclusive, foi um dos executores do crime.

- Joia (2007)
Ele é um vovô simpático, "boa praça", que usava o chapéu para cumprimentar as pessoas e ganhar a confiança. Mas, esse vovô era nada mais nada menos que um ladrão com mais de quarenta ano de crime especializado em roubos de casas. Com uma aparência inofensiva, Jóia já chegou a entrar em uma casa e quando percebeu que uma vizinha observava sua operação não exitou em pegar uma mangueira e molhar o jardim fingindo ser um parente dos donos da casa, dizendo até "Oi, tá calor, né!" para a vizinha curiosa.

- Divina de Fátima Pereira (2007)
Ela roubou os documentos da irmã  para dar golpes nos comerciantes da região. Quando a irmã, que estava grávida, descobre , Divina a mata sem nem pensar!  Quando as cobranças começaram a chegar, a criminosa apenas dizia "Rosa está morta, os mortos não podem pagar suas dividas!"

- Guilherme de Pádua Thomaz (1992)
Esse crime aconteceu no ano em que nasci, mas, toda vez que o ator Raul Gazolla aparece na televisão a minha sogra fala o quanto o crime a chocou! Guilherme matou Daniela Perez, por puro ciume televisivo. A autora conta toda a história com detalhes, com as versões de guilherme (o assassino) e da mãe Gloria Perez e a condenação.

Capítulo 8 - Psicopatas Perigosos Demais
A autora já deixou claro nos capítulos anteriores que existem vários tipo de psicopatas, que não são necessariamente apenas assassinos e que apesar disso, todos são perigosos e podem nos atingir de alguma maneira.
Nessa capítulo a autora fala sobre outro caso que afetou todo o Brasil em 1997/1998: "O maníaco do parque". O cara era feio, pobre, pouco instruído  e sem armas, mas, conseguiu torturar, estuprar e matar pelo menos 11 mulheres.

Capítulo 9 - Menores Perigosos Demais 
Nesse capítulo a autora fala sobre os crimes bárbaros cometidos por crianças e discute um pouco sobre idade penal e idade biológica, além de contar algumas histórias de crimes cometidos por crianças como em um caso que aconteceu em Liverpool, Inglaterra em 1993 onde dois garotos, ambos com 10 anos de idade assassinaram brutalmente uma outra criança  de apenas 2 anos de idade, entre outras histórias.

Capítulo 10 - De onde Vem Isso Tudo?
O capítulo é destinado para analisar a origem provável do senso moral ou a falta dele nos seres humanos. o senso de justiça e a compaixão.

Capítulo 11 - O que Podemos fazer?
Aqui é onde a autora dá dicas para identificar psicopatas e o que fazer, ainda, a autora dá dicas para os pais que identificaram psicopatias em seus filhos,

Capítulo 12 - Manual de Sobrevivência
Como o título já diz, o capítulo é uma espécie de manual para lidar com os psicopatas.

Capítulo 13 - Alguma Coisa Está Fora de Ordem
A autora faz aqui uma breve revisão da história da humanidade para tentar revelar alguma coisa sobre a origem da psicopatia.


MINHA OPINIÃO:
O livro tem uma leitura beeem legal, mas... um pouco exagerada!!
A escrita é bem bacana, você lê várias páginas sem perceber. É uma leitura cativante que te prende, entretanto é preciso tomar um cuidado, pois, talvez, algumas coisas podem ser um tanto exageradas. Eu não sou "da psicologia", mas, acredito que devemos ter cuidado com qualquer extremismo pra não sair por ai com a "nóia" de que todo mundo é psicopata!!


E ai, você já leu o livro? O que achou?
Se não, está curioso para ler?


Me acompanhe nas redes sociais e confira um monte de coisa legal do dia-a-dia em tempo real:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D