segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959) - (22/60)

Olá, galera. Tudo certinho??
Vamos para mais uma resenha do desafio "60 livros em 2015"? 
No fim do semestre passado, a universidade distribuiu alguns livros de uma coleção lançada pelo Ministério da Educação e FNDE : A coleção EDUCADORES MEC.

"Na hierarquia dos problemas de uma nação, nenhuma sobreleva em importância, ao da educação

Autora: MEC e FNDE
ano: 2010
páginas: 125
editora: Massangana




Segundo o ex ministro da Educação, Fernando Haddad, a coleção Educadores Mec surgiu da falta de material á disposição dos professores e dirigentes da educação sobre educadores que fizeram a diferença co seus pensamentos e atos na história educacional, nos planos nacionais e internacional. Assim, o Ministério da Educação instituiu uma Comissão Técnica compostas por representantes do MEC, instituições educacionais, universidades e Unesco para construir a coleção. Após diversos encontros, uma lista de trinta brasileiros e trinta estrangeiros surgiu. A escolha dos pesadores da educação teve como critério o reconhecimento histórico do mesmo e o alcance de suas reflexões e contribuições para o avanço educacional.

O primeiro livro dessa coleção que lerei é o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959)". Esses documentos são bem conhecidos por educadores em formação e por educadores já em exercício. Tais documentos foram construídos com uma visão prospectiva de educadores participantes do movimento de renovação educacional mostrando-nos que de todos os problemas que reside em um país, nenhum é mais grave que o problema da educação.



"Somos, em geral, gente rica de ideias, com sutilezas de engenho que causariam admiração a uma boa parte do mundo se a língua portuguesa não tivesse ainda limites tão injustos de expansão. Se não temos o pensamento elaborado e sistematizado de outros povos, possuímos alguma coisa igualmente preciosa: o poder do pensamento nascente, que se vai levantando dos energias profundas da raça para a luta das experiências que lhe irão traçando no tempo os caminhos da sua definitiva afirmação"



Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de leituras e dicas em tempo real:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D