quinta-feira, 3 de setembro de 2015

História Ilustrada da Ciência - Colin A. Ronan (19/60)

Bom dia, galera.
Tudo certinho?? Demorei, mas, voltei!!! :D
As aulas voltam e o que acontece? A gente acaba com a vida social e virtual. Ainda assim, o desafio #60livrosem2015 continua ! (êeeee), por isso, venho compartilhar com vocês o décimo nono livro do desafio: 


História Ilustrada da Ciência


Autor: Colin A. Ronan 
Ano: 1983
volume: II
páginas: 158
Editora: Círculo do Livro S.A


Como comentei com vocês no post do primeiro livro da coleção "História Ilustrada da Ciência" (confira o post aqui ), a coleção é composta por 4 volumes extremamente excitantes. Hoje vou comentar, rapidamente, sobre o segundo volume dessa coleção. Será um comentário bem rápido, visto que, pretendo, assim que terminar a leitura completa da coleção, fazer um vídeo falando, detalhadamente, sobre todos os quarto volumes, ok?

"Confucio procurou a ordem em um país que atravessava um caos político e pregou o respeito ao indivíduo numa época em que a vida era barata. Queria educação universal..."

Esse volume trata sobre o início da história da ciência Oriental, contando um pouco da história da China e suas dinastias, sua unificação e ainda as inúmeras vertentes de pensamentos como: Confucionismo, Taoísmo, os Moístas e lógicos, os Legalistas, a tradição cética, etc. Como também, um pouco da interação entre a China e o Ocidente.
O volume segue com a história da ciência hindu e indiana. com uma pitada da cultura e algumas curiosidades. A ciência Árabe é bem descrita, faz-se um passeio, agradabilíssimo, na história inicial do islamismo, a astronomia árabe, sua matemática, física, geografia, biologia e medicina, e também, alquimia e química (quando e como ocorreu essa separação).
O último capítulo, trata da história da ciência romana e medieval. O pensamento romano é comentado, com enfase em Plínio e Galeno; Logo mais, o passeio nos leva ao paradigma igreja&ciência com os mais famosos pensadores da época: Santo Agostinho e Beda, o Venerável; e ainda, o renascimento do ensino grego. 


Fico por aqui!!! 
Antes de ir, por completo, gostaria de saber se vocês estão gostando de acompanhar essa saga do desafio #60livrosem2015!! 

Deixe seu recadinho ou sugestão aqui em baixo nos comentários ou pelo email thamiresrcosta@gmail.com

Quer me acompanhar nas redes sociais?
instagram: @thamiresvasconcelos / FACEBOOK
snapchat: thamiresrcv (tem dicas variadas e um pouco do meu dia-a-dia por lá) :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D