terça-feira, 4 de agosto de 2015

TOP 20 - BOOKS

Olá galera, tudo certinho??
Sabe aquele livro que a amiga indicou, ou um blog indicou, ou alguém no instagram indicou e você não pode comprar ou não conseguiu encontrar de jeito nenhum, e então decide anotar em uma listinha no papel ou na mente? Todo mundo tem um listinha assim, algumas mais modestas, outras mais recheadas... Mas, no final, todo mundo tem uma listinha. 
O post de hoje é exatamente sobre isso... Vou compartilhar com vocês os 20 livros que estão na minha listinha "desejo" de espera desejo.



Sem mais papo, que tal conhecer a "listinha" com os 20 livros que quero muito?

1. O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

Existem dois filmes que marcaram muito a minha infância. Filmes que, até recentemente, eu não sabia que eram inspirados em livros. Dá para acreditar? 

Eu deveria ter uns 7-8 anos quando assisti pela primeira vez o filme "O Jardim Secreto" e me apaixonei!! Talvez por toda aquela "magia" de um lugar diferente, onde a crianças fugiam, era livres sem as pressões que as rodeavam. Sim, crianças também são pressionadas!
De alguma forme me identifiquei com a trama e também com os personagens.

Quero muito encontrar esse livro, de preferência um edição que seja mais antigo, com a capinha mais próxima ao original possível. Caso alguém encontre, pleeeeeease, me avise!!








2. A Princesinha - Frances Hodgson Burnett


Outro filme que fez parte da minha infância!!
Quando disse a cima que existem dois livros que marcaram profundamente a minha infância falo de "O Jardim Secreto" e " A Princesinha". E pasmem: são do mesmo autor!! ( o.O )

A filha de um militar é obrigada  a ficar em uma casa (uma espécie de orfanato), enquanto seu pai está na guerra. Ela é muito bem tratada, tal como uma princesa. Até que em uma determinada data, recebe a notícia de que seu pai morreu em combate. Desse dia em diante sua vida muda completamente no orfanato. Quando os dias mais tristes chegam, ela descobre o refúgio em duas amizades incríveis...  O fim dessa jornada é surpreendente. Não vou contar o fim pra não estragar a surpresa de quem também deseja ler essa emocionante estória. 

Procuro uma edição mais antiga também... S2





3. Game of Thrones  


Curiosamente, também é um livro, ou melhor, uma série de livros, que tem versão televisiva, 

Sou fã da série "Game of Thrones", assisti a todas as temporadas e espero ansiosamente  a próxima. Mas, li apenas o primeiro livro e quero o mais breve possível adquirir os subsequentes. 




4. O Império do Efêmero - Gilles Lipovetsky 





Esse livro foi indicação de um blog. Não lembro de qual, lembro apenas que era alguma dessas blogueiras de moda. A blogueira tinha mestrado em comportamento de moda, ou alguma coisa assim. 
Pela indicação da blogueira e um pouco da sinopse que li, o livro fala sobre os grandes momentos históricos e as grandes estruturas que determinaram a "organização social das aparências". O autor elaborou uma "verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero", uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferencial social. 










5. COLEÇÃO 90 MINUTOS - Paul Strathern 

Em uma das minhas visitas ao "sebinho" (minha livraria favorita) encontrei alguns livros da coleção "90 minutos", cuja proposta é: Um a síntese de alguns dos maiores nomes da ciência e filosofia  que pode ser lida em 90 minutos!!!
A proposta pareceu interessante, entretanto, eu não sabia exatamente se valeria a pena levar a coleção inteira para casa. Decidi levar apenas o livreto que fala sobre Galileu, ( que inclusive já tem resenha aqui no blog). Para a minha surpresa o livro é muito bom. Apesar de ser um resumo o autor incluiu o contexto histórico da época de Galileu e o porque de algumas atitudes tomadas por ele. Claro que já quero outros livros, ó só: 
5.1-  Darwin e a Evolução
5.2- Hawking e os buracos negros
5.3- Newton e a gravidade
5.4- Turing e o computador
5.5- Bertrand Russel
5.6- Confúcio
5.7- Descartes
5.8- Foucault
5.9- Hegel
5.10- Kant
5.11- Locke
5.12- Maquiavel
5.13- Karl Marx
5.14- Nietzsche
5.15- Platão
5.16- Sartre
5.17- Schopenhauer
5.18- Spinoza


6. O caçador de Pipas - Khaled Hosseini




Folheando uma revista de cosméticos encontrei,  uma página que continha livros. Um livro em especial aguçou a minha curiosidade: A cidade do Sol (que também tem resenha aqui ). Uma leitura fantástica! Já é um dos meus livros favoritos.
O mais curioso é que na capa do " A cidade do sol" tem escrito que o autor é o mesmo do livro "O caçador de pipas".  Como a história do "A cidade do sol" é fantástica, imaginei que o "Caçador de pipas também será. Muita gente confirmou minha suspeita!!!
Quem já leu, pode deixar um spoiler ai em baixo? 











7. O menino do pijama listrado - John Boyne 



Mais um livro da série "filmes que amo e preciso ler o livro". 
Os filmes sobre guerra, mais especificamente sobre a segunda guerra mundial, são os meus favoritos. Principalmente, aqueles filmes que contam uma história paralela á história política que "conhecemos" (mais ou menos). Sabe aquela história sobre uma família alemã que ajuda judeus, ou a fuga de outra galera judia, ou alguém que não precisaria fazer parte desse cenário, mas está lá fazendo a diferença... esse tipo de coisa. Tenho uma coleção de filmes nessa linha que sou apaixonada (e caso queiram, posso até fazer uma listinha dos meus filmes favoritos com um breve resumo indicando alguns). "O menino do pijama listrado" é um filme que está entre os meus favoritos. Uma história linda de amizade que ultrapassa fronteiras - literalmente-. Quero muito ler o livro, porque...sabe, né! A leitura te leva além do que a telinha da tv pode te levar.





8.Tempos Extremos - Míriam Leitão





Não lembro quem me indicou esse livro. Só lembro que se tem mistério eu curto!!
O livro conta a historia de coisas misteriosas acontecem em uma antiga fazenda localizada entre as serras de Minhas Gerais.
Esse é o primeiro romance da consagrada jornalista Mírian Leitão, romance que mistura um pouco da escravidão do século XIX, o regime militar do século XX, mas, é narrado no século XXI. Um romance que rompe as linhas temporais históricas!
Uau! Tá explicado porque está na minha listinha "desejo"?








9. A menina que roubava livros - Markus Zusak





Quero ler, ponto!
Sabe aquele negócio de "não julgue o livro pela capa"? É totalmente o contrário o que estou fazendo com esse livro!
Não tem um porque. Pra falar a verdade nunca li a sinopse.(apesar de ser estar tentada).
Gostei muito do título desde que vi e ainda mais dessa capa. Quero ser surpreendida! :D











10. O silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini





Como falei anteriormente, desde que li " A cidade do sol" estou apaixonada pela escrita do Khaled e quero todos os livros! ;D

O romance conta a história de dois irmãos órfãos de mãe que moram em uma aldeia distante de Cabul que são separados marcando o destino de vários personagens paralelamente à trama principal.










11. História da Loucura - Michel Foucault 



No começo do ano eu adquirir, "por acaso", os "Arquivos brasileiros de Higiene mental" de 1932. Curiosa com tanta besteira que li nesses registros fui conversar com uma amiga e ela me indicou esse livro do Foucault. E já adianto: é difícil de encontrar. Encontrei algumas poucas versões atualizadas, mas... prefiro as mais antigas. Quanto mais próximo do original, melhor. 

A obra traz um "discurso revolucionário" sobre as concepções firmadas sob o rótulo de verdades científicas no campo da medicina psiquiátrica, onde a análise crítica atingiu a operacionalidade terapêutica das noções tradicionais de sanidade e loucura. 









12. Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex







Esse livro foi também indicação de uma amiga, da psicóloga mais estilosa que existe: Ingride Cruz.

Acredito que o título já diz tudo, né?














13. Princípios de filosofia - Descartes




Sempre que leio alguma coisa sobre Descartes, fico um mês pensando sobre o que li. Entretanto, nunca li nada diretamente escrito por ele. 
E alguém, que também não lembro quem, me sugeriu esse livro como sendo um dos melhores.















14. Diálogo sobre os dois máximos Sistemas de Mundo - Galileu






  Quando li o livro sobre Galileu da coleção "90 minutos" fiquei querendo saber mais sobre suas ideias e criações e o legal é que no decorrer do livro, o autor indica algumas obras de Galileu. 
Esse livro é uma das indicações!! 














15.Introdução à medicina Experimental - Claude Bernard




  Como disse no início, essa é a ordem original da minha listinha. Geralmente quando leio algum artigo ou recebo alguma indicação interessante apenas coloco o livro na listinha e pronto. Muitos dos livros que estão nela eu nem lembrava que eles estavam lá... 
Esse livro é um desses casos, talvez tenha recebido alguma indicação. 

O livro é basicamente um relatório de método experimental para a medicina.
Quero muito ler!










16. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro - Ivani Catarina Arantes Fazenda




Eu vi esse livro na bibliografia de um artigo. Ele é um dos livros que me ajudará na defesa do meu TCC (que será defendido em breve) 

Como disse, a listinha é a  real mesmo, sem reajustes.
















17. Interdisciplinaridade e patologia do saber - Hilton Japiassu




Esse livro, também, é para o meu TCC. 
O título já diz muita coisa (kkkk)



















18. Orgulho e Preconceito - Jane Austen




Esse livro também faz parte da série "filmes que amo e preciso ler o livro".
Há aproximadamente  cinco anos atrás um amigo me indicou o filme "Orgulho e Preconceito". Ameeei e já assisti umas 30 vezes. Mas, somente no fim do ano passado descobri que existe o livro! Claro que já quero!

Se você gosta de romance épico e ainda não conhece esse história, não perca mais tempo! Vá a uma livraria e procure o livro ou então entre no Netfix e assista ao filme!! S2










19.Uma breve história do tempo - Stephen Hawking




Depois que assisti ao  filme "A teoria de Tudo" (você pode encontrar a resenha dele aqui ) , fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre a história e descobertas de Hawking.
Um amigo me indicou esse livro.
Espero ansiosamente para lê-lo,















20.Ligeiramente Maliciosos - Mary Balogh

Recentemente, a editora Arqueiro promoveu um encontro para leitores "fãs de romance épico". Eu confesso que não sou uma fã estérica, mas, gosto do gênero, por isso acabei indo ao encontro com mais duas amigas!
Nesse encontro a editora fez a divulgação de algumas coleções... Cada livro mais interessante que o outro. E um dos livros que mais me chamou atenção foi o "Ligeiramente Maliciosos".
O livro conta a história de uma moça que estava viajando em uma diligência quando sofre um acidente na beira da estrada. Quando o dia parecia ser o pior de toda a sua vida, a moça é resgatada por um cavalheiro. Não querendo revelar seu verdadeiro nome, a moça se apresenta como uma atriz independendo indo à Nova York para interpretar um novo papel e o moço também não revela verdadeiramente quem é. Porém, os dois estão indo para o mesmo lugar e não sabem. Uma história e tanto, heim?!!!



Essa foi um pouco da minha "listinha" de livros "desejo". Você já leu algum deles? Deixe aqui nos comentários qual é a sua opinião sobre eles e se vale a pena comprar e ler ou não. Gostou de algum e também quer ler? Compartilhe com a gente!


Ainda não me acompanha nas redes sociais??Corre aqui:
instagram: @thamiresvasconcelos
snapchat: thamiresrcv


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D