quarta-feira, 29 de julho de 2015

Infância - Graciliano Ramos (16/60)

Olá, galera. Tudo certinho?
Estamos praticamente em agosto (mais da metade do ano e eu ainda não li nem a metade dos livros para o desafio, estou em 1/4 da quantidade... Mas, FORÇA!! 
E vamos para a resenha do décimo sexto livro do desafio "60 livros em 2015"?

Infância - Graciliano Ramos

Editora: Record
Páginas: 318
Ano de publicação: 2008 (40ª edição)



Para ser bem sincera, apesar do meu marido ter um coleção generosa dos livros de Graciliano Ramos, eu não conheço muito suas obras. Conheço, apenas por nome algumas, as mais conhecidas como "Vidas Secas", "Caetés", "Angústia"... Pra falar a verdade nunca tive interesse em ler alguma coisa, visto que minha pilha de livros na fila para leitura está tão grande (70 livros)... Até que no último mês, organizando os livros, li um texto  na capa de trás do livro e logo me apaixonei pela escrita desse regionalista ímpar, e já coloquei o "Infância" na minha listinha de livros para julho.
Olha aqui o texto:








"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de alagoas fazem seu oficio. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, dias vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever deveria fazer a mesma coisa. A palavra não foi para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."












Infância são memórias do autor. Ele escreveu alguns textos sobre suas primeiras lembranças na fazenda onde morava, das pessoas que conhecia e dos lugares por onde passou. O que me apaixonou foi a escrita simples e profunda de Graciliano. Como o texto acima escrito por ele diz, não precisamos enfeitar muito com palavras difíceis, as próprias palavras já nos trazem encanto. E foi o que Graciliano consegui trazer com essa obra: encanto.
Pude conhecer um pouco mais sobre suas origens e entender o pensamento de uma criança interiorana, totalmente a frente de sua época e diferente. Consegui me ver nesse Graciliano criança e depois adolescente. Além de poder conhecer um pouco amais da cultura do início do século passado, séc. XX.



No fim do livro, a editora apresenta uma Cronologia da vida e obra de Graciliano Ramos, desde o seu nascimento até suas publicações póstumas, o que é fantástico, pois conseguimos acompanha direitinho a história desse escritor maravilhoso.

Amei a leitura e com toda certeza vou ler mais livros desse regionalista fantástico!!! 


E você, já leu alguma coisa de Graciliano Ramos?
Já me acompanha nas redes sociais? 
instagram: @thamiresvasconcelos / facebook

Deixe aqui no blog ou em alguma das redes sociais acima seu comentário e/ou sugestão para conteúdos melhores para vocês!!!

Bjooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D