sexta-feira, 19 de junho de 2015

A Religação dos Saberes - Edgar Morin (11/60)

Levante a mão quem, assim como eu, está atolada com os trabalhos finais  na faculdade + o Trabalho de Conclusão de Curso?? 

Gente, é sério. Não está fácil!!

Esse último mês eu dei uma meeeega atrasada com o meu desafio de "60 livros em 2015". Precisei fazer (e ainda estou fazendo) tantos trabalhos que não sei mais diferenciar o dia da noite!! :/  Mesmo lendo quatro livros ao mesmo tempo não consegui avançar no ritmo que eu esperava. Aliás, descobri que não consigo ler mais de um livro por vez. Fico totalmente "buggada"!
Mas, vamos ao que interessa? : 
O Décimo primeiro livro de 2015:


A Religação dos SaberesO Desafio do Séc XXI



Autor: Edgar Morin
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2007 (6º edição)
Páginas: 583



   O décimo primeiro livro de 2015 foi um dos livros que usei como base para o referencial teórico do meu projeto de TCC. 
    Edgar Morin possui uma preocupação  gigante com a interdisciplinaridade na educação e com isso convida algumas profissionais da educação para escrever sobre assuntos que devem ou não entrar para o ensino básico e suas possíveis aplicações interdisciplinar. Assim, Morin dirige os autores em jornadas temáticas que formam esse rico exemplar.
   São oito (8) jornadas no total, dividas por áreas do conhecimento científico:
  A primeira jornada, nomeada "O mundo" contém textos sobre as concepções, hipóteses  e teorias cosmológicas no ensino de ciências, e ainda, a discussão sobre a possibilidade de ensinar Física Moderna no ensino básico.
  A segunda jornada, nomeada "A Terra" é a reunião de textos escritos por geólogos sobre o conhecimento da Terra na educação.
   A terceira jornada temática, "A Vida" trata sobre o DNA, evolução e, a ética e a ciência da vida.
  A quarta jornada temática, "A Humanidade", trata a origem do meio ambiente e a longevidade humana, entre outras assuntos que dizem respeito ao homem e sua vida.
   A quinta jornada temática: "Línguas, Civilizações, Literatura, Artes, Cinema"; trata sobre reflexões a partir das práticas de escrita criativa; observações sobre o ensino de poesia; o cinema e a experiência de vida, entre outros assuntos ligados á cultura.
   A sexta jornada temática, "A história", que particularmente chamou mais a minha atenção, fala sobre a história evolucionista, a história complexa, história factual, e ainda, observações sobre a história a partir das periferias do Ocidente.
   A sétima jornada temática, "A Cultura dos Adolescentes" discorre sobre a cultura adolescente de rua nos grandes conjuntos habitacionais suburbanos, sobre as condutas viciantes e miragens adolescentes e ainda a cibercultura e info-ética.
   A oitava e última jornada temática, "A Religação dos saberes", fala um pouco sobre o pensamento complexo e os desafios de tal pensamento.

   Apesar da leitura extensa é um livro que vale super a pena para as pessoas que estão profissionalizando-se em qualquer área da educação. 

#Recomendo!!


E ai, já leu o livro? O que achou? Conte pra gente!!
Bjooo




Nos acompanhe nas redes sociais:
intagram: @thamiresvasconcelos / facebook / 
mais informações, dicas ou sugestões: thamiresrcosta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D