sábado, 21 de setembro de 2013

Caráter ??

Caráter e fidelidade, são as maiores expectativas de Deus em relação ao ser humano.
Caráter é aquilo que somos no íntimo. Fidelidade é a capacidade que uma pessoa tem de manter uma aliança com outra. Ser fiel é nos manter firmes no propósito mesmo nas horas mais difíceis. Fidelidade é uma característica de um caráter tratado por Deus.
A vida pode parecer um belo baile a fantasia, todavia, na crise, o engano deixa de cantar a sua canção. A crise deixa o nosso caráter exposto. Embora a maioria das pessoas viva por trás de máscaras, devemos considerar que há um momento em que aquilo que somos vem à tona. Em condições normais torna-se impossível conhecer as pessoas no íntimo. Mas nas crises, o caráter se revela. Na emergência somos trazidos para a superfície. Se na bonança e na tempestade possuímos as mesmas reações, isto pode significar que temos um caráter estruturado. Deus está mais preocupado em que você seja uma pessoa sincera e fiel do que aquele que faz grandes realizações.
Além do medo de sofrermos possíveis agressões, usamos máscaras pela falsa segurança que elas proporcionam. Por trás de um disfarce nos sentimos protegidos dos ataques do mundo real e isentos das responsabilidades que a verdade exige. Pode parecer seguro, mas o mundo das máscaras é um mundo de mentiras e desculpas que além de transmitir algo que não somos é também uma forma de fugir de nós mesmos. Quer dizer que estamos insatisfeitos com o que somos que acabamos indo ao encontro de novas alternativas para nos apresentar à sociedade. As máscaras nos isolam em nosso universo e não nos permite ter relacionamentos verdadeiros. O mundo das máscaras nos bitola num universo vazio de superficialidade, onde tudo é frágil e moralmente formal. Este é um mundo de fardo pesado demais para seres humanos como eu e você.
         Caráter não tem nada a ver com o que fazemos ou deixamos de fazer, mas está profundamente ligado ao que somos no intimo. É a essência do que somos. É a soma de todas as experiências e influências que recebemos desde a gestação. Alguém sabiamente disse: "quando se perde a riqueza nada se perde; quando se perde a saúde, perde-se alguma coisa, mas quando se perde o caráter, perde-se tudo". Por isso o Salmista escreveu: nota o homem sincero e considera o que é reto porque o fim deste homem será de paz. (Sl 37.37). Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade e nem jura enganosamente. (Sl 24.4) Ou seja, aquele que anda em sinceridade.
As obras chamam a atenção dos homens, o caráter chama a atenção de Deus. o que verdadeiramente conta é aquilo que somos. Ser é mais importante e mais difícil do que fazer, isso porque implica mudança. Estamos em uma época em que estamos preocupados em produzir e em mostrar resultados. Porém Deus está mais preocupado em que tenhamos um caráter esmerado por Ele.
Lembre-se: Quem procura tudo por fora, não tem nada por dentro. Nuca se esqueça: Deus não remenda vasos, ele faz de novo.
Um forte abraço a todos.
    Pr. João Batista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D