sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que realmente é necessário para que o homem seja feliz??

A filosofia do helenismo continuou a investigar os problemas levantados por Sócrates,Platão e Aristóteles. Sabe aquilo de o homem viver e morrer, sentido da vida....?! Lendo esses dias sobre isso e sobre as quatro correntes filosóficas desse período,  percebi que eles acreditavam que para ser feliz e completo, o homem não precisava de muita coisa.
Os cínicos acreditavam que as pessoas não deveriam importar-se coma saúde, com o sofrimento ou até mesmo com a morte, muto menos preocupar-se com o sofrimento dos outros...  Para eles, essa vida "sem preocupação" , a simplicidade da vida, era o que realmente trazia felicidade
Já para os estoicos,  a convivência entre as pessoas era essencial para a felicidade do homem. "Todas as pessoas fazem parte de uma mesma "razão universal". Para eles existiam apenas uma natureza, sem distinção entre o indivíduo e o universo.
Os epicureus acreditavam que para encontrar a felicidade, o homem deveria "viver o momento", ou seja, viver a vida baseada em seus prazeres, sendo eles a curto ou longo prazo.
Quando terminei a leiturar, fiquei pensando por horas: O que realmente é necessário para que o homem seja feliz?
Pergunta difícil de responder, né? Não consigo ver uma pessoal completa  e feliz baseada no ideal dos cínicos. Pra mim, essa filosofia de vida, não passava de puro egoísmo, pois, o segundo mandamento deixado por Deus foi "amar ao próximo como a ti mesmo", então, se eu amo meu próximo, logo, me importarei com ele. Já no ideal de felicidade dos estóicos, eu vejo um complemento para a felicidade do homem e não uma regra absoluta! Viver a vida baseada nos prazeres também não é nem de longe a chave para a felicidade, pelo contrário, é extremamente perigoso. um comportamento de risco, um passo para a autodestruição. 
Nos dias de hoje, o que é felicidade? Muita gente responderia: Ter uma bela família, um emprego bom, vida financeira estável, conforto, casa, carro, amigos... Mas será que isso realmente traz felicidade??? Será que isso é realmente a felicidade?

E ai??







Me acompanhe nas redes sociais:
instagram: @thamiresvasconcelos e facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D