domingo, 4 de junho de 2017

Madame Bovary - Gustave Flaubert

Autor:  Gustave Flaubert
Ano: 
Páginas: 360
Editora: Nova Alexandria


Madame Bovary é um dos clássicos que ficou um bom tempo na minha listinha de "wishlist". Confesso que não sabia sobre a história, mas o livro era um "must have" literário. Não lembro se vi alguma resenha na internet, ou alguma coisa do tipo, mas sabia que o livro havia sido proibido de ser publicado na época de lançamento. Era tudo o que eu sabia: O livro foi um escândalo para a sociedade, e geralmente -quando isso acontecia há uns 3 séculos -, a gente podia ter a certeza de que alguma critica séria á sociedade ou  a igreja foi feita, e a história deveria ser lida! 

Fiquei namorando as edições disponíveis na Amazon por um bom tempo, mas o preço das belezinhas sempre me disseram "para esperar um pouco", até que encontrei esse exemplar - por mero acaso - com um rapaz que vendia livros usados na universidade que frequentava. De início achei a capa bem feia, mas a edição estava um brinco, toda em um material bem resistente e bem acabado, uma diagramação muito boa, e o melhor: a edição possui todo o processo que Gustave sofreu ao publicar o livro!! Da denuncia do ministérios público, passando pela defesa do acusado até a decisão final!!!
QUE DELÍCIA DE EDIÇÃO!!!

Madame Bovary conta a história de uma sonhadora, egoísta e fútil dama: Emma Bovary. Entretanto, antes de se tornar a Madame Bovary, Emma foi educada em um convento. Mas, não tinha nenhuma aptidão religiosa, pelo contrário, dia e noite sonhava com os grandes príncipes elegantes e românticos de seus livros. Para ela, o amor seria algo arrebatador que a faria suspirar o tempo todo e seu amado seria um homem superior á todos os outros, perfeito em modos e fortuna.
Quando Emma "torna-se adulta" volta para a casa do pai.  Com a ausência de sua falecida mãe, é ela quem governa toda a casa e cuida de seu pai. Ela é uma bela jovem, simples, recatada e dedica ás tarefas domésticas. 

Um belo dia, o pai de Emma sofre um acidente e é necessário que um médico da cidade vizinha seja chamado. O bom médico cuida de seu pai com toda a destreza e carinho. E o homem logo está recuperado!
Uma afeição entre o médio e a moço logo nasce, mas sem muitas intimidades, já que o médico é um homem casado.
Charles Bovary é um jovem médico casado com uma mulher um pouco mais velha que possuí algumas posses. Esta mulher é possessiva e ciumenta. Sabe de todos os pacientes de Charles e regula cada passo do médico. Charles Bovary não é um homem feliz!  

Tempos depois, devido a uma fatalidade, a mulher de Charles morre. Ele fica triste por alguns dias, mas percebe que a vida de solteiro é mais proveitosa que a de casado. Não por ele ser um boêmio dado á bebidas, festas e mulheres. Totalmente o oposto, Charles desfruta agora, de um lar tranquilo e sossegado. Ele já não é recebido em casa por um mulher estérica e ciumenta. Agora, pode chegar em casa e comer tranquilamente, ler um bom livro e descansar sem pertubações.

É no meio dessa tranquilidade toda que Charles recebe o pai de Emma em casa, e a partir de então passa a frequentar a casa da moça, o que faz crescer a afeição entre o casal. Passado o luto do viúvo, os apaixonados se casam! 

O mais engraçado de toda a história é que no dia seguinte ao casamento a magia acaba para Emma. Charles está encantado, apaixonado, revigorado e até mesmo mais bonito. Por outro lado, Emma continua com o mesmo semblante indiferente de antes. 
Nos primeiros meses do casamento, Emma é uma dona de casa exemplar. Cuida do marido de maneira ímpar, administra as finanças e todos os bens do marido com excelência, até que é convidada para "uma dança" na casa de uma ricaço que foi socorrido pelo doutor Bovary. É nesta festa que Emma percebe que a vida glamourosa dos livros existe e ela perdeu muito em casar-se com Charles, um homem simples que não ousava usar botas flexíveis elegantes em seu dia-a-dia!!

A partir de então, o egoísmo de Emma acentuou-se e ela "caiu em depressão". O que fez com que Charles abandonasse sua atual situações respeitável e confortável na cidade em nome da melhora "dos nervos" da esposa. Os Bovary se mudam de cidade para que Emma pudesse ter a saúde restaurada. É aí que a desgraça da família começa!




Emma é um mulher egocêntrica que fará seu marido sofrer de uma maneira absurda! Apesar de possuir uma marido trabalhador, inteligente, bem apessoado, simpático, carinhoso, que dá uma liberdade absurda a ela (diferente de muitos maridos da época), e ainda possui uma filinha linda e saudável, Emma deseja mais! Ela deseja paixão, fogo, luxo... e para conquistar tudo isso ela será capaz de fazer qualquer coisa, até mesmo arruinar as pessoas mais próximas a ela !! 

Quando terminei a leitura fiquei com um raiva gigante da Emma. Na verdade, enquanto lia a história e acompanhava seus pensamentos, desejei entrar no livro e dar uma sacudida violenta nessa menina fútil e egoísta! 

Um história muito bem escrita que mexe com a gente, sem contar as críticas camufladas e inteligentes feitas á igreja católica e a sociedade da época! 
Sim, a leitura valeu muito a pena!!! 
Você já conhecia a história? O que achou?

O livro está disponível na Amazon!



Thamires Vasoncelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

16 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro mas pelo contexto apresentado com brilhantismo na sua resenha, este livro deve ter sido realmente um escândalo na época da publicação.
    Obrigada pela dica. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Thamires, adorei sua resenha, estudei um pouquinho sobre Madame Bovary na faculdade, porém não li o livro assisti apenas ao filme! Ainda desejo ler esse clássico! Adorei sua resenha adorei que coloca a questão da sociedade e da religião e a crítica a tudo isso que o autor desejava fazer, não só o autor mas a escola literária da época! Arrasou!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamires, tenho esse livro e ainda não tive tempo para ler... Agora lendo essa resenha vejo que deveria ter comprado essa edição mais completa. Vou aguardar para comprar uma e arranjar um tempinho para ler.Bjs

    ResponderExcluir
  4. ainda não li mas tenho muita vontade. Inclusive ganhei esses dias a obra em edição beeeem antiga, e não vejo a hora de tirar um tempinho pra fazer a leitura... tbm só conheci a polêmica e fiquei curiosa pra ler pelas criticas que ele contem...

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, ainda não li, apenas conhecia o título do livro, mas achei a premissa bem interessante, e sua resenha me fez ficar bastante interessada em conhecer essa história, amei a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li há algum tempo e realmente é uma boa leitura.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thamires, pelo visto valeu a pena esperar, que bom!Eu conheço o livro, mas não o li ainda. Sei apenas uma coisa ou outra, mas sua resenha me deu uma boa situada na história, ainda mais que fazia um tempão que não via nada dela. Também fiquei com raiva da Emma só pelo que você falou, imagino que isso cresça com a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá, menina que bacana vocçe trazer a resenha desse clássico. Adorei a resenha. Apesar de não conhecer a premissa, fico feliz em ver isso por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li este livro e confesso que não sabia sobre quase nada sobre o enredo, mas sempre tive curiosidade de ler por se tratar de um clássico da literatura.
    Gostei muito de conferir sua resenha, mas só por ela já senti que a Emma será uma personagem que vou odiar. Eu ainda quero ler o livro, mas vou deixar para um momento que eu esteja com mais tempo, pois me pareceu ser uma trama mais densa.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e já deixei a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Thamires, tudo bem?
    Eu conheço esse livro de ouvir falar, mas ainda não pude realizar a leitura.
    Assim como você tenho ele na minha wish list e por isso sua resenha foi ainda mais especial para mim.
    Amei conhecer seu ponto de vista e estou ainda mais certa sobre essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Já conheço a obra, mas acredita que ainda não a li? Parece ser uma história muito boa mesmo e os personagens parecem ser bem desenvolvidos (bom, o que esperar de um clássico, não é mesmo?). Não esperava que a Emma fosse se tornar uma moça tão ruim em vista do que ela era, mas imagino o quanto a vida de casada tenha mexido com a cabeça de ambos.
    É um leitura que pretendo fazer muito em breve.

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Esse livro é muito bom, tive a oportunidade de lê-lo recentemente, fiquei muito feliz com a sua resenha, me identifiquei em várias opiniões, que bom que você aproveitou também!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e poder conferir sua opinião.
    Está na minha lista de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie
    uau que bom saber que possui essas criticas camufladas, adoro esse tipo de livro que nos faz pensar e problematizar, gostei muito da sua resenha, ótima dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler Madame Bovary, mas só de ler a sua resenha já fiquei com raiva da protagonista. Essa mulher parece ser insuportável e muito mesquinha, mas confesso que mesmo assim, tenho vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Esse livro está na wishlist há tempos também, mas ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura.
    Amei a tua resenha ♥ Um beijo.

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D