segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

Autor: Frances Hodgson Burnett
Ano: 2013 (minha edição)
páginas: 269
editora:34


Mary Lennox é uma criança azeda, mau educada, mimada e de aparência mais desagradável que já existiu. E era verdade, mesmo!! Mary tinha o cabelo amarelo e o rosto também amarelo, um corpinho magro e mirrado, um cabelo ralo e desbotado e uma expressão nada convidativa. Seu pai era um funcionário do governo inglês na Índia - aliás, a Frances ama a índia, viu. Em suas histórias sempre estão presentes alguma coisa relacionada á cultura indiana ou ao país-, ele andava sempre ocupado e doente, e Mary raramente o via. Sua mãe era um mulher belíssima que só se importava em ir á festas e se divertir com gente animada, e que nunca quisera uma criança, com isso, quando Mary nasceu foi entregue aos cuidados de uma Aia, que deveria manter a criança fora de sua vista. Então, quando Mary era um bebezinho feio e irritadiço fizeram o possível para mantê-la longe de sua mãe dando-lhe tudo o que podiam, e assim foi até que ela virasse uma criança mandona e mau-humorada.
Quando tinha nove anos, uma fatalidade chega a sua casa e a mãe de Mary, juntamente com alguns criados, morrem de uma doença contagiosa e fatal. A única sobrevivente na imensa casa é a pobre Mary. 
Mary precisa sair da Índia para ir morar com um tio que nunca teve contato com a sobrinha e possui uma fama de ser um homem frio e insensível, e ainda, possui uma assustadora e imensa corcunda. O tal tio, além de toda a má fama é dono de uma fortuna gigantesca, e a casa onde Mary irá morar é cheia de mistérios, portas trancadas e jardins. 
O tio nunca está na mansão e quando está também deseja que Mary fique fora do seu caminho e não o incomode. Assim, Mary fica aos cuidados de uma governanta que a deixa livre para perambular pela propriedade e também por uma servente que é responsável pela limpeza dos cômodos de Mary e por servir sua comida. Por mais mágico que pareça, Mary encontra na sua jovem servente uma amiga carinhosa e divertida. Com um sotaque forte do interior, a criada instiga a curiosidade natural de Mary para as descobertas que podem ser exploradas fora da casa. Em algumas dessas "explorações", Mary faz amizades com dois meninos. Um deles parece possuir encantamentos mágicos, pois consegue conversar com os animais e é seguido por estes onde quer que vá, e ainda consegue fazer com que todas as sementes que são plantadas por ele, cresça. O outro menino é um garoto doente e mimado, que por sua condição é dono de uma personalidade gigante e um inteligência fantástica! Seus novos amigos a ajudam a restaurar um jardim secreto, que há 10 anos estava trancado a chave e ninguém nunca o adentrara nesse período. O jardim passa a ser o segredo dos amigos, e a cada dia os galhos mortos e quebrados vão saindo e dando lugar às flores lindas, coloridas e perfumadas. 
Juntos, essas três crianças descobrem o quanto o ar puro e fresco é importante para a saúde, que os mistérios são legais e ainda, aprendem o valor das inocentes e verdadeiras amizades. 
Essas crianças mudarão a vida de muitas pessoas e vão trazer a felicidade de volta a casa misteriosa e triste.


Apesar de ser uma história escrita para crianças, assim como em todas as histórias da Frances, a gente consegue aprender muita coisa e tirar lições importantíssimas para as nossas vidas. 
Mary mudou completamente. Antes uma menina feia  e azeda, agora é uma bela e saudável jovem, com um humor estonteante e uma inteligência aguçada. 
A história vai muito além da restauração de um jardim por três crianças e um velho jardineiro. Tudo mudou porque a perspectiva de vida mudou. Depois de sua curiosidade aguçada, Mary entendeu que a vida é valiosa e deve ser vivida de maneira plena e divertida, com pessoas importantes á nossa volta. 

É uma aventura mágica recomendada para as pessoas de todas as idades! 

PS: Sim, esse livro é a base para o filme!!! 


Thamires Vasoncelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

56 comentários:

  1. Que fofo!

    Já ouvi falar do livro, mas nunca cheguei a ler, ele parece muito bom.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  2. Olá!
    Muito interessante!
    Adorei a forma em que você falou dessa história. Vai para a lista.
    Beijo.
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cásssia.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Que livro mais fofo, adorei!
    Pela sua resenha, deu pra notar o quanto a leitura é bem leve, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayanni.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  4. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda e fiquei fascinada pelo modo que você falou dessa estória. Com certeza eu adoraria ler um pouco sobre ela. Já vou deixar anotada aqui.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  5. Olá,
    Já assisti ao filme, mas nunca li a obra.
    A premissa é bem interessante e tenho que concordar que mesmo sendo um livro voltado ao público mais juvenil, com certeza tiramos vários ensinamentos através do enredo que Frances desenvolve.
    Adorei saber suas impressões e essa edição é muito bonita.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele.
      Fico feliz que tenha gostado, A Frances tem esse poder: nos ensinar coisas belíssimas e grandiosas em estórias bonitas e simples.
      Obrigada pela visita.
      bjoo

      Excluir
  6. Olá,
    Ainda não li a obra, mas já vi o filme de mesmo nome e tenho que dizer que gostei bastante.
    Mesmo sendo uma história escrita para crianças, tenho que concordar com você que apresenta vários ensinamentos e pontos pra reflexão para os adultos também.
    Anotei a dica de leitura e achei essa sua edição bem bonita.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  7. Oi Thamiris, tudo bem?

    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas fiquei muito interessada na sua história, parece ser algo mágico, um livro que transmite algo muito importante para todos que o leem. Eua doro ler livros infantis e com toda certeza esta obra me faria muito bem, adoraria!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  8. quando era pequena via muito o filme...nossa, tem tantos anos isso...
    o livro me deixou nostálgica... preciso comprar...
    história linda,né? <3
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria.
      Quando terminei a leitura, fui direto para a TV procurar o filme. Achei fácil no NetFlix.. rsrsrsrs
      Tive a mesma nostalgia rsrs
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visista.
      Bjo

      Excluir
  9. Os livros da editora 34 são maravilhosos, já conhecia O Jardim Secreto, mas não li essa edição, infelizmente, dica mais que anotada, você está certa, apesar da obra ser infantil, é ótima para todas as idades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    É realmente fascinante esse livro que tu trouxeste, já vi em alguns sebos que visitei, mas nunca havia pensado na possibilidade de compra, mas como as suas fotos ficaram lindas e você o elogiou, fiquei curiosa.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana.
      Fico feliz que tenha gostado. :D
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  11. Lembro de que o filme era um dos meus preferidos na infância. Tinha uma mensagem mágica da inocência, da própria mágica e de amor, coisa rara nos filmes mais atuais. Nunca cheguei a ler o livro e que se baseou, é difícil de encontrar nos sebos do Rio, mas tinha muita curiosidade para saber se destoava muito do filme. A sua edição está bonita para um clássico difícil de encontrar. Que bom que tens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nuccia.
      A editora 34 sempre arrasa nas edições.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  12. Oie tudo bem?
    Sabe não tenho muito interesse em livros assim, mas a história me parece familiar. Se eu não me engano, não teve uma adaptação com o mesmo nome?!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kerolayne.
      Como disse na resenha a adaptação para o cinema é mais famosa que o livro. Muita gente não sabe que o filme foi baseado no livro.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Olá!

    Só conhecia o livro pela capa, mas gostei muito da premissa. Adoro livros infantis, mesmo depois de crescida rs Adorei a resenha e vou ver se acho o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Oi Thamires, tudo bem?
    Eu AMO esse livro!! Li quando tinha uns 10 anos e adoro até hoje.
    Concordo plenamente com você. Apesar de ser um livro infantil, ele é adequado para qualquer idade, e até mesmo adultos podem encontrar muitas lições nele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luiza.
      Fico feliz que tenha gostado. A Frances tem esse poder em sua escrita: transformar histórias simples em verdadeiros aprendizados mágicos.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  15. Oii!!
    Não tenho costume de ler livros infantis atualmente, mas quando era menor, eu amava ler. Eu não conhecia ainda, mas com certeza vou deixar anotado o nome para dar de presente para alguma criança que eu conheço. A história é muito fofa e linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  16. Nossa, Jardim secreto é um dos meus filmes preferidos da infância, mas nunca li o livro! Na verdade descobri há pouco tempo que existia e a oportunidade ainda não surgiu. Mas adorei saber que você gostou tanto e que ele transmite boas lições, além de podermos ver o crescimento dos personagens. Preciso ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      O livro é fantástico!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  17. Oi, tudo bem? Gente, eu gostei muito da sua resenha, você foi tão amorosa em relação ao livro, que fiquei com vontade de ler e saber o que acontece com essas crianças.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Bjoo

      Excluir
  18. Oiê... enquanto eu lia sua resenha a imagem do filme surgia na minha mente... sinceramente me deu até vontade de assistir de tão lindo e reflexivo que é... as crianças precisam de liberdade para explorar e aprender o que melhor ao ar livre e descobrindo um jardim secreto onde elas podem ser o que quiserem e viajar no mundo da imaginação... Mary é uma personagem fantástica eu a conheço pelo filme, mas pela sua resenha ela parece ser uma menina que incentiva o garoto doente a se redescobrir e ser quem ele é... preciso fazer essa leitura rs. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      O Jardim Secreto é um filme extremamente bonito e reflexivo. Acredito que seja uma leitura que todos em algum momento da vida deve fazer.
      Fico muito feliz que tenha gostado. O liro é fantástico!
      Muito obrigada pela visita e volte sempre.
      Bjoo

      Excluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu não li esse livro ainda, mas já ouvi maravilhas sobre ele, principalmente em relação a filmes. Amei a sua dica e vou dar uma oportunidade sim, não posso ser a única que ainda não leu né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Faby.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  20. Olá essa história é muito amorzinho, li o livro e assisti ao filme, e junto com a história de Princesinha, tem um lugar cativo em meu coração, amei o post, foi muito bom relembrar essa história...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  21. Oi Thamires,
    Ainda não conhecia esse livro, mas já ouvi falar do filme - óbvio.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por você ter dito que apesar de ser uma história para crianças, ela ensinar bastante. Fiquei bem curiosa coma leitura e meu lado jovenzinho quer muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Aproveite a Leitura!
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  22. Um crescimento e tanto para a personagem... Não conhecia o livro, apesar de já ter visto o filme. Seria interessante ler para poder comparar ambos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Thamires, acho que a Mary do livro é diferente do filme (se não me falha a memória...)
    Eu nunca li o livro, mas sou encantada pelo filme e pelo que você falou eu iria adorar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah
      Na verdade são a mesma pessoa rsrs inclusive, todas as atitudes são iguais. O problema é que o filme corta algumas partes do livro e deixa de fora as reflexões que a Mary faz, que é possivelmente o que nos faz conhece-la melhor.
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  24. Oi Thamires! Tudo bem?
    Ótima resenha! Eu nunca li o livro, na verdade só soube que existe há pouco tempo, mas o filme era um dos meus favoritos na infância. Quero muito ler o livro agora hehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  25. Oie tudo bem?
    Pelo o que eu li parece ser uma história mais infantil né, o que não curto muito sabe...
    Não teve uma adaptação com o mesmo nome?
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Realmente não parece uma história para crianças, mas me chamou muito a atenção, esse gênero me atrai muito!!
    Sua resenha está ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  27. Olá
    Nossa eu amo esse livro, li ele na biblioteca da escola e fiquei maravilhada, assisti ao filme também á anos luz atrás mas não tem jeito, gosto é do livro mesmo.
    Ele traz uma mensagem lindíssima também.
    Adorei a resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  28. Olá!
    Comecei a assistir ao filme, mas parei e decidi que preciso ler o livro, depois de ler a sua resenha a minha vontade aumentou e quero muito essa edição ilustrada Adoro livros juvenis, com mensagens lindas onde podemos ver o progresso de uma criança, adorei saber mais e espero ler esse ano ainda, está na minha meta!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oI, Tahis.
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D