terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Destemido - Christine Caine

Autor: Christine Caine          
Ano: 2016
páginas: 205 
editora: Chara


Eu conheci  Christine Caine por causa de um livro cedido pela Editora Chara. Foi um lançamento recente e tem resenha dela aqui no blog. Fiquei extremamente apaixonada por essa mãe, esposa, advogada e conferencista internacional felina que luta para salvar mulheres que foram tiradas de suas famílias e países para serem escravas sexuais de traficantes nojentos. Mas, fiquei realmente encantada com Caine, depois que recebi e li seu último lançamento em português pela Editora Chara: Destemido !
O livro Destemido contém uma linda história de amor. Christine emprestou sua vida para que o Espírito Santo falasse através dela. Cada capítulo é uma dose de Deus. Cada palavra foi escrita para mostrar que Deus tem um propósito em nossas vidas, não importando as circunstancias em que fomos concebidos, gerados, nascidos e criados. Deus nos amou e entregou nosso desígnio antes mesmo de recebermos nosso nome. Ele nos ama incondicionalmente e nos projetou na eternidade. Caine, revela seus medos e nos mostra como conseguiu passar por cima de todos eles confiando em Deus e tendo a plena consciência que ele estava ao seu lado o tempo todo. 


O livro é divido em 4 partes onde Christine compartilha um pouco sobre  sua vida, a chamada para exercer  o seu desígnio e as dificuldades que encontrou e superou desde então:

Parte 1: Deus Sabe o Meu Nome

Nesta primeira parte do livro, Caine conta como descobriu que não era filha biológica de seus pais: Um belo dia, por causa de um telefonema, Christine descobre que seu irmão não era, biologicamente, seu irmão. Tirando a história a limpo, descobre que também não é filha biológica de seus pais. Para a surpresa de todos - e dela mesma- essa notícia não a afeta como era esperado, até que um ano depois ele recebe os documentos que contém as informações sobre seus pais e seu nascimento. 
Christine não tinha o nome do pai registrado, não tinha nem mesmo um nome dado por sua mãe, ela era apenas um número de 1966.
Por um momento todas essas notícias afetaram grandemente a identidade de Caine, mas ela conseguiu entender que não importa o que as circunstancias dizem, Deus sabe quem ela é e a amou mesmo antes de seu nascimento.

Parte 2: Deus Conhece a Minha Dor

Além de descobrir que não tinha pai e que foi rejeitada por sua mãe, Caine sofreu abusos durante muitos anos por pessoas que eram da confiança de sua família. Homens que deveriam protege-la... 
Quando Caine conheceu a Cristo, ela foi curada de todos os traumas que esses homens causaram a ela, mas algumas cicatrizes ficaram em sua personalidade. Cicatrizes estas que dificultavam a sua confiança em relação aos namorados. Até que ela conheceu Nick, seu marido, que a ensinou que a confiança nas pessoas podem ser restauradas. Nick foi muito importante para que as cicatrizes de Caine fossem definitivamente curadas.

Parte 3: Deus Conhece o Meu Medo

Caine com mais quatro amigos decidem fazer uma viagem pelo norte da Austrália. No último dia de da viagem, ela e seus amigos decidem fazer uma trilha pela floresta tropical daintree , uma trilha guida por eles mesmo, forasteiros da região. Como poderia ser esperado, por não conhecerem bem o caminho, acabaram entrando em um caminho perigoso e derrapando o jipe alugado em uma das pistas ingrimes e lamacentas da região. Entraram o quanto foi possível na floresta e perceberam-se completamente perdidos. Estavam vestidos com bermudas e chinelas, sem água e comida e sem ter a mínima ideia de onde estavam. Sem proteção, alimento e roupas adequadas suportaram um dia inteiro, uma noite e parte de uma manhã andando a procura de ajuda, até que foram resgatados e voltaram em segurança para as suas famílias. 
A experiencia de estar perdida foi importantíssima para as coisas futuras que Caine enfrentaria. 

Parte 4: Deus Conhece o Meu Destino

O nome do livro não é por acaso, passar por tudo o que passou e ainda aceitar o chamado que Deus colocou em seu coração, fez de Christine Caine um mulher extremamente destemida. Não por não ter medo de tudo que enfrentaria, mas por confiar que Deus estaria ao seu lado á todos os momentos sabendo exatamente onde ela chegará. 
Christine Caine é agora uma conferencista internacionalmente conhecida e importante. Ela estava no aeroporto da Grécia esperando suas malas quando observou cartazes de várias meninas desaparecidas ao longo a parede desgasta. Mais tarde em um jantar com líderes da região soube que o tráfico humano para a escravidão sexual na Grécia é frequente. Foi aí que a chama cresceu e ela foi despertada para o seu chamado para salvar meninas e mulheres enganadas e escravizadas. 
Christine conhece o que é ter sua identidade roubada, ser violada repedidas vezes e estar perdida. Tudo o que ela passou contribuiu para que pudesse salvar as pessoas!


Uma das melhores coisas que a parceria com a Editora Chara me proporciona é poder conhecer escritoras fantásticas como Christine Caine. Li apenas dois livros dela, mas já sou fã e mal posso esperar pelos próximo lançamentos em português. 
Aprendi com ela que as circunstancias em que nascemos, fomos criadas e vivemos não relevam quem realmente somos, mas Deus conhece o nosso nome, a nossa dor, o nosso medo e o nosso destino. Cabe a nós confiar nele para nos ajudar a quebrar as barreiras e lutar pelos nossos sonhos, projetos e chamados.

Sejamos destemidos para conquistar tudo!!! 

'Não importa o que fizeram com você, o importante é o que você vai fazer com o que fizeram com você."

Você pode ler o primeiro capítulo do livro e adquiri-lo com desconto -> aqui .




Thamires Vasoncelos
Cientista Natural; Cristã; Bookaholic.
email: thamiresrcosta@gmail.com
instagram: @thamirevasconcelos
snapchat: thamiresrcv

83 comentários:

  1. Nossa eu fico tão feliz quando vejo livros cristãos sendo resenhados sabia? Eu sou cristã também e tenho visto que a propagação do mal tem ganhado força no mundo literário e isso muito me entristece porque penso que toda e qualquer meio de comunicação deve ser usado com o intuito de ganhar almas para o reino de Deus e quando li sua resenha encheu meu coração de alegria porque ainda há pessoas que se importam se estão agradando Deus ou não e o que devem fazer para agradá-lO. O livro me chamou muita atenção principalmente por ser com um tema tão delicado e polêmico como o caso de tráfico de pessoas e como a protagonista se torna destemida e aceita o chamado de Deus para a sua vida. Quantas pessoas tem negligenciado esse chamado? Você tem ouvido esse chamado? Tem dado a importância necessária pra ele? Essas perguntas me fazem pensar muito sobre como anda o meu relacionamento com Deus e o que eu posso fazer pra estreitar nossos laços. Livro mais que bem aceito. Já comecei a procurar mais sobre ele a partir de agora.
    beijos e obrigada pela linda resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha e da proposta do blog. Aliás, resenhar livros com conteúdo cristão é a proposta central do blog. (claro que resenho outros conteúdos também, afinal não leio apenas esses livros devocionais.. rsrs).
      Destemido fala exatamente sobre isso: escutar o chamado de Deus, aceita-lo e exerce-lo!
      Fico feliz que essa resenha tenha te inspirado.
      Muito obrigada pelo elogio e pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  2. Pelo que vc descreve ela tem contato direto com Deus e é uma cristã sendo serva de Deus plenamente .este livro deve ter a escrita gostpsa de ler né. Minha cumjada ama livros assim vou marca o nome ara dar a ela de natal.beijokasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Camila.
      A escrita da Caine é maravilhosa! Sua cunhada vai amar.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  3. Olá Thamires!
    Fiquei fascinada pela história abordada em sua resenha. ♥ Destemido parece te prender do começo até o fim. Desde que comecei a ter um melhor entendimento das coisas da vida, sempre acreditei que Deus está sempre ao nosso lado em qualquer circunstância e que tudo que é colocado em nosso caminho tem um propósito. O importante é ter fé e nunca desistir de nada, afinal, nada é impossível aos olhos do Pai.
    Amei sua dica!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby.
      Amei a sua reflexão. A fé é o fundamento para ser Destemida em todas as circunstancias.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  4. Oi Thamires, não conhecia a história da Christine Caine, mas ela certamente me parece fazer jus ao nome do livro, uma mulher destemida. Tenho lido vários livros cristãos ultimamente devido ao clube do livro da minha igreja e tenho sido muito abençoada. No momento estamos lendo "Refúgio Secreto", um livro que conta a história de uma mulher cristã que viveu durante a segunda guerra, chamada Corrie Ten Bom, recomendo.
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela.
      Que legal saber sobre o clube do livro que você participa. Acho o máximo quando os cristãos saem de sua zona de conforto e leem muita coisa boa que complementam a nossa fé.
      Já amei esse livro que você citou só por se passar na segunda guerra. Já anotei a dica. :D
      Muito obrigada pela visita.
      bjoo

      Excluir
  5. Bacana,parece ser um livro mais voltado pro gospel,não é muito meu estilo,mas parece ser uma leitura agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nai.
      É sim. A escrita de Caine é muito gostosa de ler.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  6. Oi, Thami.
    Já li esse livro e, ao fim da leitura, eu me senti fortalecida...
    Fico feliz por vê-lo resenhado por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia.
      Sério? Já leu esse livro? Comprou no lançamento na semana passada? Que bacana!!!

      Excluir
  7. Não conhecia esse autor. Parece ser muito bom e a obra bem interessante. Parabéns pela resenha. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Não conhecia a autora, o livro parece ser muito bom.
    Vou ler com certeza :D
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Christine, infelizmente, não é muito conhecida aqui no Brasil. Mas ela é maravilhosa!!
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  9. Olá! Não conheço a autora, creio que por não me ligar em nenhuma religião. Mas achei muito bonita a forma como você se refere à Deus mesmo que indiretamente. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bhárbara.
      Fico MUITO feliz que você tenha gostado da resenha. A Caine tem um projeto social maravilhoso e é triste que ela ainda não seja conhecida aqui no Brasil.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  10. A história é emocionante, é uma história de amor onde Deus resgatou a Christine Caine, com certeza Deus tem um propósito para cada um de nós, muito linda a história, parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oI, Lucimar.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  11. Ah que livro mais lindo gente, parece passar uma missão e tanto principalmente por religião, adoro livros assim e sempre quando posso estou lendo,achei essa edição maravilhosa e dica anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana.
      Fico muito feliz que você tenha gostado da Dica!
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  12. Uau uau que linda amei e fiquei com vontade ler os livros

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida é ótimo termos oportunidade de conhecer novos autores, e melhor ainda quando ficamos fãs. O livro me parece interessante, mas não vou ler no momento. Vou deixar o nome da autora e o título anotados.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Faça isso mesmo. Quando existir uma oportunidade não deixe ler.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  14. Até que enfim, alguém falando livros voltado publico evangelico,Obrigado por compartilhar está incrível informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?
    Olha não vejo muitas resenhas sobre livros cristãs, e adorei, não tenho preconceito com livros, leio de tudo o que gosto e esse livro me despertou o interesse.
    Adorei a premissa da obra, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayanni.
      70% dos livros desenhados aqui no blog são cristãos, mesmo que eu não fale o nome de Deus.. rsrs
      Fi o feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  16. Olá! Nossa que diferente! Primeiro de tudo, eu adorei o tom de verde nos comentários, é a primeira vez q visito o seu blog e adorei tbm. Sobre a resenha, agora sim, que diferente! É a primeira que vejo sobre livros cristãos,e a mensagem por trás do texto nos leva a refletir sobre a nossa vida é nós damos conta de que não somos nada e Deus governa tudo.
    Adorei! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Arícia.
      Fico muito feliz e honrada que você tenha gostado do blog e da resenha.
      Espero que essa seja a primeira de muitas visitas. :)
      Muito obrigada.
      Bjoo

      Excluir
  17. Livros que transmitem boas mensagens e acalmam o coração são mesmo muito bons <3 Admito que não sei se leria algo envolvendo Deus de uma maneira tão tão direta como ocorre em Destemido, mas se é uma leitura que faz bem, deve valer a pena sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicolle.
      O livro conta uma história de transformação, superação é salvação. A história de Christine Caine fazendo o bem para salvar outras pessoas.
      Vale suuuper a pena! :)
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  18. Muito interessante flor, me deu uma vontade de ler, parece ser muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cacau.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita. Bjo

      Excluir
  19. olá...nunca tinha visto essa autora antes mas pela premissa já sei que é uma leitura que não iria me agradar... não curto leituras com temática cristã e coisas do tipo...
    mas fico feliz que a obra tenha te agradado...
    bjs...

    ResponderExcluir
  20. É sempre bom ver resenhas de livros cristão ainda mais quando se fala sobre transformação e a ação de Deus na vida das pessoas, ajuda muito outras pessoas que não teria acesso de outras maneiras. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma.
      Fico feliz que você tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  21. Gostei bastante do tema...
    Superação e fortaleza!
    Já tenho tanto livro na minha lista, nossa.. Tenho que começar a ler logoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana Paula.
      Fico feliz que tenha gostado. Aproveita o ano que está chegando e faça metas para conseguir ler este tantão de livros... rsrs
      Obrigada pela visita. Bjoo

      Excluir
  22. Olá Thamires!
    Adorava conhecer essa MULHER... Christine Caine deve ter um coração do tamanho do mundo. Dá para ver pelo que ela faz de sua vida, dá para ver pelo amor que mostra ter pelo próximo e dá para ver pela sua resenha. Amei!!!
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula.
      Eu tenho a mesma impressão que você: Christine Caine é um FORTE coração em forma de gente... rsrs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  23. Independente da religião, crença, devemos ter sempre um livro para que nos mostre a fé e poder com isso praticar o bem, acho que o mundo está precisando um pouco disso, fé e crença para ter um viver melhor
    Coloquei esse livro nos favoritos, gostei da resenha

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raphael.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  24. Olá...que leitura singular, é difícil encontrar resenhas de livros desse gênero por ai. Gostei muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Raquel.
      Fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  25. Olá,
    Desconhecia a obra e achei a premissa muito interessante.
    Deus sabe tudo sobre nós, tudo que acontece com a gente está planejado por Ele e temos que confiar Nele, afinal por ter nos gerado sabe o que é melhor para nós mesmo em determinadas situações que achamos que está tudo errado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele.
      Verdade. Concordo com você.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  26. Olá!
    Não conhecia a obra, mas gostei demais da premissa. gosto muito de ler livros autobiográficos, mesmo que não seja com tanta frequência e quando fala do amor de Deus, o livro tem um sentido ainda maior para mim. Espero ter a oportunidade de fazer a leitura logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Lei mesmo, se tiver a oportunidade não deixe passar.
      Obrigada pela visita.
      Bjoo :D

      Excluir
  27. Oi, que bom que essa parceria lhe rendeu boas leituras. Vendo sua resenha, vejo que é um livro cristão, o que não faz muito meu gênero, pois sempre me parece auto-ajuda, e nesse caso, a ideia de que há razão para que as coisas aconteçam... De toda forma, a autora está de parabéns por conseguir ter uma boa escrita e com isso ter conquistado fãs como você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleyse.
      Na verdade, nem todo livro cristão é de auto ajuda. Existem livros históricos, biográficos, teológicos... No caso de "Destemido" é um livro onde Caine conta um parte de sua história (não toda). Eu aprendi com ela que a gente pode ser destemido e batalhar por aquilo que a gente acredita.
      obrigada pela visita.

      Excluir
  28. Eu não leria este livro, porém sua resenha foi muito bem feita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Acho muito legal que a autora de dedique a salvar meninas e mulheres que foram enganadas e escravizadas, mas não leria o livro. Não curto obras com um conteúdo religioso tão forte assim, mas fico feliz que curta tanto os livros da autora.

    ResponderExcluir
  30. Achei bem interessante esse livro, não costumo ler muito livros cristãos, mas pela sua resenha ele parece ser bem interessante, me chamou atenção.

    Bjos
    Minda ❤ 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Minda.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      bJOO

      Excluir
  31. Thamires, não é bem meu estilo de leitura, mas achei interessante.
    A capa é bonita e eu não conhecia a editora.
    Parece trazer algumas reflexões.

    ResponderExcluir
  32. Apesar de er poucos livros com temática religiosa e menos ainda cristãos (minha religião não é cristã, então os livros que leio são os dela que estudo), acho muito legal que aqueles que praticam leem e apresentam tais livros à comunidade literária. Lia alguns livros espíritas em parceria com a Petit e, mesmo não sendo da religião, gostei bastante. A autora me era desconhecida, mas você fez uma apresentação belíssima dela e da obra. Espero que a parceria continue e você possa ler muito mais. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nuccia.
      Fico muito honrada com o elogio e com o seu respeito com as crenças diferentes da sua. São poucas as pessoas assim.
      Obrigada pelos votos e pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  33. Vira e mexe aparece um livro dos quais todos falam. Este "Destemido" é um deles. Adorei a resenha, abraços!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá! Linda a premissa, fiquei curiosa para conhecer a história. O livro deve passar uma bela mensagem. Deus fala conosco de várias maneiras e muitas vezes usa pessoas para passar suas mensagens. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana.
      Verdade. Deus fala com a gente de várias maneiras.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  35. Oi, Thamires ^^
    Não sou o público-alvo da obra que me parece adentrar a religiosidade, mas é uma leitura muito válida para os que acreditam na palavra de Deus e levam os seus ensinamentos adiante.
    Para não cometer o ato da intolerância, li sua resenha e a autora passou por maus bocados, hein. É muito revoltante ver que aqueles que deveriam te proteger acabam te violando e destruindo os seus pilares emocionais.
    Mas ainda bem que a autora conseguiu contornar essas adversidades da vida e não escolheu o caminho fácil do suicídio para superar as feridas abertas. E melhor ainda foi ver que ela decidiu seguir um caminho arriscado, mas que quando cumprido corretamente salva milhares de vidas.
    Obrigado pela resenha e a Christine é deverás alguém para ser admirada pela sua perseverança.
    Que a editora Chara continue a te proporcionar conhecer só escritores feras, Thamires!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno.
      Muito obrigada pelo respeito compartilhado. Apesar de não ser o seu estilo literário, você leu a resenha e conheceu a grande Christine Caine.
      Muito obrigada pelos elogios, pelo respeito e pelos votos.
      Obrigada pela visita e volte sempre! <3
      Bjoo

      Excluir
  36. Que historia de vida mais linda!
    Não costumo ler este tipo de livre mas fiquei encantada... algumas pessoas são realmente especiais!
    Fiquei curiosa para saber todos os detalhes e ler também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Fico feliz que você tenha gostado. A Christine é realmente especial.
      Muito obrigada pela visita.
      Bjoo

      Excluir
  37. Olá Thamires!
    Não conheço a autora mas achei a premissa e a capa bem legal, ainda sim leituras com âmbitos religiosos não fazem meu gênero e acabo fugindo delas, mas fico muito feliz que a obra tenho realizado o seu propósito e tenha conseguido te tocar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  38. Nossa que livro interessante?! Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  39. Oi Thamires, sua linda, tudo bem?
    Eu acredito que todos nós estamos aqui por um motivo e a missão dela é extraordinária e também muito pesada. O que ela está fazendo por essas meninas, não tem preço. E a forma como ela superou a dor que lhe foi causada por esses homens que lhe deveriam proteger, é admirável. Não é um livro que eu compraria, mas vou indicar com certeza para quem conheço que vai gostar.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  40. Oi, Cila.
    Concordo com você, todos nós temos uma missão por aqui..
    Muito obrigada pela visita.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  41. Apesar de não ser uma pessoa cristã, gosto de ler livros sobre o assunto e ter uma visão sobre a religião. Eu já tive o prazer de ler esse e acredito que o tema "Todos temos nossa missão" é algo que vale para todos.


    Beijos, Ahri
    the-pinkhooker.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Nossa que livro em. Deu para perceber a carga emocional contida nesse livro, parece ser uma leitura difícil, na questão de sentimentos. Para mim é bem difícil ler história assim tão complicadas e totalmente real.
    Achei uma leitura muito válida e agradeço que tenha trazido essa resenha para nós. Foi realmente importante.
    Adorei sua resenha e como à fez.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata.
      Na verdade, apesar de conter uma história forte, o livro foi super gostoso de ler e quando menos vi, o tinha terminado. A escrita da Caine é fantástica.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
    2. Muito me interessei pelo conteúdo estarei adquirindo um exemplar a princípio mostra ser muito bom desde já meus parabéns pelo trabalho

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D