domingo, 19 de julho de 2015

O Líder 360° - John Maxwell (14/60)

E o décimo quarto livro do desafio " 60 livros em 2015" foi uma indicação de um dos professores em um curso que fiz nesse primeiro semestre de 2015: O Líder 360° - John Maxwell.

Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 331


"Não espere ser promovido! Comece a ser um líder desde já... de onde você está!"


Para ser bem sincera, esse tipo de livro não é o que eu escolheria na prateleira de um livraria. O tema, particularmente, não está entre os mais interessantes pra mim. Não pelo conteúdo não ser relevante, mas, por questão de gosto pessoal mesmo. Eu precisei ler esse livro e fazer uma resenha de um dos capítulos para um disciplina em um curdo que fiz recentemente. A disciplina foi"Gestão e Liderança" que tratou sobre os tipos de lideres e lideranças e etc.
O livro é voltado para líderes do escalão médio de empresas, aqueles líderes que não são os chefes mais importantes, mas também, não estão na base da empresa apenas cumprindo ordens. O livro é feito pra quem está "no meio" dessa divisão hierárquica de liderança. Entretanto, podemos usar alguns princípios expostos por Maxwell em nossas vidas, pois, eu concordo e defendo que líder é aquele que exerce algum tipo de liderança, seja no trabalho, na vida particular, na igreja... em todas as áreas da vida. 
Para Maxwell, líderes 360° são aqueles que lideram (exercem influência) á aqueles que estão acima de sua posição, aqueles que estão na mesma posição e a queles que estão abaixo de sua posição.
O livro é divido em seis (6) seções. Cada seção é divida em alguns capítulos.
A primeira seção: "Os Mitos de se liderar no Escalão Médio da um Organização", fala sobre sete (7) mitos que um líder no escalão médio deve jogar por terra para tornar-se um líder de sucesso. São esses mitos:
1. O Mito da Posição: "Não posso liderar se não estiver no topo"
2. O Mito do destino: "Quando chegar ao topo, aí aprenderei a liderar"
3. O Mito da Influência: "Se eu estivesse no topo, as pessoas me seguiriam"
4. O Mito da Inexperiência: " Quando chegar ao topo, estarei no controle"
5. O Mito da Liberdade: "Quando chegar ao topo, não serei mais limitado"
6. O Mito do Potencial: "Não conseguirei atingir meu potencial se não for o líder máximo"
7. O Mito do Tudo ou Nada: "Se eu não conseguir chegar ao topo, então não tentarei ser líder"
A segunda seção: "Os Desafios que líderes 360° enfrentam", fala sobre os desafios que grandes líderes enfrentam durante sua jornada: 
1. O Desafio da Tensão;
2. O Desafio da Frustração;
3. O Desafio dos Muitos chapéus;
4. O Desafio do Ego;
5. O Desafio da Realização;
6. O Desafio da Visão;
7. O Desafio da Influência.
A terceira seção: "Os Princípios que líderes 360° põem em prática na liderança para cima", Maxwelll fala sobre alguns princípios que lideres que desejam ser bem sucedidos e ainda, exercer influência com seus superiores devem seguir.
"Se quiser progredir, liderar para cima é muito melhor que bajular"

A quarta seção: "Os Princípios que líderes 360° põem em prática na liderança para os lados". Liderar para os lados é exercer influência á aqueles que estão na mesma posição que o líder. Nessa seção, Maxwell expõe algumas dicas sobre como melhor seu ambiente de trabalho, otimizar a função e fazer com que a organização e seus colegas cresçam e confiem em você.  Confirmei ao ler essa seção que o relacionamento é a base de tudo!
Na quinta seção: " Os Princípios que Líderes 360° põem em prática na liderança para baixo", vemos algumas dicas importantes para melhor o relacionamento e também a produtividade das pessoas que estão em posição abaixo do líder.
A sexta e última seção: " O valor dos Líderes 360°". Hoje vemos em muitas organizações bons líderes, mas, segundo Maxwell, precisa-se mais de líderes 360°, líderes completos!

Se você busca crescimento onde trabalha e/ou gosta de conhecer mais sobre liderança, esse livro é surpreendente!!!
Tenho certeza que vai valer a pena!


E ai, já leu o livro? O que achou, compartilhe com a gente!!!
Bjooo



Me acompanhe nas redes sociais:
instagram: @thamiresrcosta / facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D